COLUNAS

min de leitura - #

Governo da "Pátria Amada Brasil"

Editoria de Política

| Edição de 05 de janeiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O governo federal lançou pelas suas redes sociais e do próprio presidente Jair Bolsonaro (PSL) a logomarca com o novo slogan do governo: “Pátria Amada Brasil”. O lançamento foi feito com um vídeo. Antes da nova marca ser revelada, um texto lembra algumas das plataformas da campanha de Bolsonaro, como o combate à corrupção e à “erotização de crianças”. “Em 2018, não fomos às urnas apenas para escolher um novo presidente. Fomos às urnas para escolher um novo Brasil, sem corrupção, sem impunidade, sem doutrinação nas escolas e sem a erotização de nossas crianças. Fomos às urnas para resgatar o Brasil”, diz o vídeo. Em nota, o Palácio do Planalto afirmou que, com o lançamento da nova logomarca pelas redes sociais, houve uma economia de mais de R$ 1,4 milhão para os cofres públicos. De acordo com a nota, esse seria o custo previsto caso a divulgação fosse feita pelos canais de TV.

Sessões pela TV O novo presidente da Câmara de Apucarana, vereador Luciano Molina (Rede), que assumiu o cargo no dia 2 de janeiro, já teria pedido à sua equipe início de procedimentos para abertura de licitação visando a transmissão das sessões ordinárias do Legislativo pela televisão. As sessões voltam a ser realizadas no início de fevereiro, após o recesso.

Pela internet Alguns vereadores não entenderam por que a Câmara de Apucarana tem que contratar um canal de televisão para transmitir as sessões ordinárias, se essas já são transmitidas ao vivo pela internet. Além disso, o horário em que as sessões são realizadas, às 16 horas, é a faixa em que as TVs de modo geral registram baixa audiência, ocupando o tempo com reprises de novelas ou desenhos animados, que só crianças assistem e, assim mesmo, em período que estão sem aulas. Segundo eles, se as sessões fossem em outro horário, quando os cidadãos estão em casa e têm acesso à TV, até que a medida se justificaria.

Descontentamento Os primeiros atos do novo presidente da Câmara de Apucarana também já causam polêmica. Um deles é o fato de ter contratado um procurador jurídico, quando a Câmara já conta com quatro advogados. Servidores também estariam descontentes com alguns atos administrativos, entre eles remanejamentos internos, alguns com desvio de função. Para vereadores que apoiaram Molina, ele não estaria cumprindo compromissos assumidos com os companheiros do Legislativo.

Extraordinária Ontem pela manhã, em pleno sábado, a Câmara de Vereadores de Apucarana realizou a terceira sessão extraordinária da semana. O Legislativo finalizou a votação dos projetos de lei do Executivo que tratam da reforma administrativa na Prefeitura, nas autarquias de Educação e de Saúde e no Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan).

Convite a Ratinho Jr. O presidente eleito da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), prefeito Ylson Cantagallo (MDB), o Galo, convidou o novo governador Ratinho Junior (PSD) para prestigiar a reunião da associação que acontece no próximo dia 10, às 10 horas, no 40 Country Club de Faxinal. Na oportunidade, Galo vai tomar posse na presidência da Amuvi.

Confirmados Segundo o prefeito Galo, o governador Ratinho Junior ficou de dar uma responsa se participará ou não da reunião da Amuvi em Faxinal. Por enquanto, já confirmaram presença os deputados federal Sérgio Souza (MDB) e estadual Alexandre Curi (PSB) e o ex-governador Orlando Pessuti. Todos os deputados eleitos da região estão sendo convidados.

Sem aumento Em entrevista à Rede T de Rádios, ontem,, o governador Ratinho Junior (PSD) falou sobre a situação financeira do Estado e garantiu que não haverá aumento de impostos. “O cidadão paranaense não aguenta mais pagar impostos para manter a máquina pública, então temos que ter um planejamento que não comprometa o caixa do governo. E precisamos manter a nossa responsabilidade fiscal, onerando o menos possível os paranaenses”, destacou.

Vereador solto O vereador afastado de Londrina, Rony Alves (PTB), foi solto na noite de sexta-feira, depois de uma decisão liminar do Tribunal de Justiça do Paraná. Ele estava detido na Penitenciária Estadual de Londrina I. Alves tinha sido preso no dia 22 de dezembro por suspeita de ameaçar uma testemunha da Operação Zona Residencial 3 (ZR3), que apura um esquema de cobrança de propina para mudança de zoneamento em Londrina.

Vapt Vupt

Prefeitos de todo o Brasil estão na expectativa dos cortes de gastos que serão feitos pelo governo Bolsonaro.
O que os prefeitos esperam é que cortes no orçamento da União não venham afetar projetos já encaminhados.
Neste início de ano, prefeituras já terão aumento de gastos com a folha de pagamento dos servidores.    
O aumento de despesas com pessoal é decorrente do reajuste do salário mínimo e correções anuais.