CIDADES

min de leitura - #

Homicídios caem 20% no Vale do Ivaí

Adriana Savicki

| Edição de 29 de maio de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O início de 2020 foi menos violento no Vale do Ivaí. Relatório estatístico divulgado nesta quinta-feira (28) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) aponta que o número de homicídios dolosos recuou 20% no primeiro trimestre na área da 17ª Subdivisão Policial (SDP). Foram 8 crimes registrados contra 10 no mesmo período do ano passado.

Dos 26 municípios da área da SDP, em 77% não houve registro de homicídios no trimestre. Os crimes foram registrados em seis municípios: Apucarana (2), Bom Sucesso (2), Cambira, Cruzmaltina, Faxinal e Marumbi. No mesmo período do ano passado, sete municípios registraram óbitos por homicídio doloso, segundo aponta o relatório da Sesp. No município sede, também houve redução de casos. Foram 2 homicídios dolosos registrados entre janeiro e março deste ano, contra 3 no mesmo período do ano passado. 
Para o delegado-chefe da 17ª SDP, Marcus Felipe da Rocha Rodrigues, a redução é resposta a uma série de fatores relacionada ao trabalho conjunto das forças de segurança e da resposta da Polícia Civil. “Nosso índice de resolução de homicídios é de 80% e isso impacta na criminalidade. De outro lado, o policiamento ostensivo, quando feito com estratégia, também inibe esse tipo de crime”, comenta o delegado, acrescentando que o combate à criminalidade em outras frentes também impacta no percentual de homicídios. 
“Quando a polícia combate o tráfico de drogas, o crime organizado e mesmo a violência doméstica, algo que é feito com intensidade no município, isso traz efeitos na ocorrência dos homicídios dolosos”, comenta. 

PARANÁ
Mais da metade dos municípios paranaenses, 244 cidades, não registraram homicídios dolosos durante o primeiro trimestre deste ano. Em 93% dos municípios (373), foram registrados menos de quatro homicídios dolosos ou nenhum homicídio no período. E, em 77 municípios, foi apresentada redução durante o período quando comparados com o mesmo intervalo de tempo do ano anterior.
A partir deste ano, a Sesp também está divulgando no relatório o número de feminicídios. Nesta primeira divulgação, o relatório aponta para o número de 23 feminicídios em todo o Paraná no primeiro trimestre deste ano. Este número de casos também está contabilizado no número de homicídios, que, segundo consta no relatório, resultou em 574 mortes no trimestre de 2020. Nenhum foi registrado na região.