COLUNAS

min de leitura - #

Horário eleitoral volta na sexta

Editoria de Política

| Edição de 10 de outubro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV recomeça nesta sexta-feira (dia 12) e vai até dia 26 de outubro, antevéspera da votação do 2º turno – que é domingo, dia 28. Os programas serão transmitidos de segunda-feira a sábado, em dois horários por dia. Além da disputa para presidente entre Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL), haverá também 2º turno para o governo em 13 estados e no Distrito Federal. Os candidatos a presidente terão 5 minutos cada um para divulgar suas propostas. No rádio: das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na TV: das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Os candidatos ao governo também terão 5 minutos cada um. No rádio: das 7h10 às 7h20 e das 12h10 às 12h20. Na TV: das 13h10 às 13h20, e das 20h40 às 20h50. Nos estados onde há apenas 2º turno para presidente, a propaganda eleitoral dura 10 minutos. Naqueles em que há 2º turno também para governador, 20 minutos.

PSDB neutro O presidente do PSDB, Geraldo Alckmin, informou ontem que o partido não apoiará Jair Bolsonaro (PSL) nem Fernando Haddad (PT) no segundo turno da eleição presidencial. Segundo ele, a legenda também não vai compor o governo de quem vencer. O anúncio foi feito por Alckmin após reunião da Executiva Nacional do PSDB. 

Liberados Geraldo Alckmin disputou a eleição presidencial pela segunda vez e ficou em quarto lugar – recebeu 5.096.349 votos (4,76%). Segundo Alckmin, a cúpula do PSDB decidiu liberar os diretórios estaduais e os filiados para fazer a escolha que quiserem. Segundo ele, o filiado que anunciar apoio a Haddad ou a Bolsonaro o fará em “caráter pessoal, não em nome do partido”.

Em silêncio O senador Alvaro Dias (Podemos) disse ontem que não vai apoiar ninguém no segundo turno. Derrotado no primeiro turno das eleições presidenciais, ele disse que vai se licenciar do Senado pelas próximas semanas e que ficará em silêncio na segunda etapa do pleito. “Acho que o silêncio é a melhor alternativa para esse momento no meu caso”, declarou. O Podemos deve realizar uma consulta interna para definir a posição do partido.

Com Haddad Reunião da executiva nacional do PSB ontem, em Brasília, definiu que o partido irá apoiar nacionalmente a eleição de Fernando Haddad (PT). Os dirigentes, no entanto, liberaram o governador Márcio França para se manter neutro em São Paulo e se concentrar na sua disputa à reeleição contra João Doria (PSDB). 

Clima eleitoral A sessão da Câmara de Apucarana, realizada na segunda-feira, foi marcada exatamente por um clima eleitoral. Vereadores utilizaram o tempo para agradecer aos eleitores pelos votos dados aos seus candidatos e desejar que os eleitos cumpram seus compromissos com a população em todos os níveis.
Cobrança O vereador Luciano Molina (Rede), por exemplo, parabenizou o governador eleito Ratinho Júnior (PSD) pela vitória no primeiro turno, sendo bem votado em Apucarana. Ele considera que, a partir do ano que vem, o novo governador possa atender algumas demandas de Apucarana como a construção do Cense, que foi prometida pelo atual governo mas ficou no papel.

Contas Antes da sessão ordinária, o presidente da Câmara de Apucarana, vereador Mauro Bertoli (DEM), fez uma prestação de contas do Legislativo referente ao mês de setembro. De acordo com o relatório, a Câmara fechou o mês com um saldo em caixa de R$ 1,9 milhão. Ele acredita que o Legislativo deva devolver ao Executivo mais de R$ 2 milhões de sobras.

Novo edital I O prefeito Beto Preto (PSD) autorizou ontem a republicação do edital de licitação do transporte coletivo urbano de Apucarana. A abertura das propostas dos concorrentes estava programada para o mês de julho, mas devido a vários questionamentos e recursos apresentados pelos licitantes a concorrência ficou paralisada, até que tudo fosse resolvido. 

Novo edital II Em novembro as propostas deverão ser entregues para a avaliação da comissão de licitação. “Após 40 anos, enfim teremos uma empresa com contrato de concessão deste importante serviço e esperamos que, gradativamente, o transporte coletivo de Apucarana tenha mais conforto e eficiência para todos os usuários”, disse Beto Preto. 

Cobrança à Copel O presidente da Câmara de Cambira, Toninho Genovez (PPS), está cobrando da Copel explicações para as constantes quedas de energia elétrica que vêm ocorrendo no município tanto na cidade como na zona rural. Segundo ele, essas quedas ocorrem principalmente na zona rural, causando prejuízo aos criadores de frango de corte.

Vapt Vupt

Alguns prefeitos têm procurado não manifestar publicamente sua preferência por Jair Bolsonaro ou Fernando Haddad.
A intenção desses prefeitos é evitar conflito de posições com a base aliada e outras lideranças políticas.
O governador eleito Ratinho Júnior (PSD) disse ainda no domingo à noite que vai apoiar Jair Bolsonaro.
Entre os eleitores, a pergunta que se faz é quem será eleito próximo presidente da República.