COLUNAS

min de leitura - #

Idoso agradecido

Editoria de Política

| Edição de 19 de setembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Nesta semana, o aposentado Orlando Martins, de 81 anos, esteve na Prefeitura de Apucarana e fez questão de agradecer pelo atendimento que ele e sua esposa, Maria de Lourdes Martins, obtiveram. Ambos sofreram muito com problemas de visão e agora passaram por cirurgia de catarata. O casal mencionou a qualidade do transporte e do atendimento que teve em clínica especializada, na cidade de Campo Largo. “A saúde pública de Apucarana tem uma grande equipe que luta diariamente para prestar o melhor atendimento possível à população”. A frase é do prefeito Junior da Femac (PDT), que não chegou a conversar com o sr. Orlando Martins e sua esposa, mas tomou conhecimento da sua satisfação com o atendimento recebido dos servidores da saúde de Apucarana. 

Avanços O prefeito Junior da Femac se manifesta satisfeito com avanços que estão sendo garantidos na saúde pública. Um bom exemplo está na área de oftalmologia, onde a fila por procedimentos cirúrgicos está sendo zerada. Muitos pacientes estão sendo encaminhados para centros especializados de Londrina e Campo Largo, mediante convênios firmados pelo município, observa o prefeito.

Infantil “Em breve vamos colocar em funcionamento o novo Centro Infantil, com horário estendido, e mais pediatras para prestar atendimento”, anuncia o prefeito Junior da Femac. Ele avalia que a nova estrutura irá desafogar a demanda da Unidade de Pronto Atendimento. “A nossa UPA tem capacidade para atendimento de trezentas pessoas por dia, mas em muitos dias o número de pessoas é superior a quatrocentos”, revela.

Nota de pesar O presidente da Câmara de Apucarana, Luciano Molina (Rede), em nome de todos os vereadores e servidores da Casa, emitiu nota de pesar, ontem, pela morte de Maria Aparecida de Godói, 57 anos, irmã do vereador Franciley Preto Godói Poim (PSB), ocorrido na tarde de terça-feira. O corpo foi velado na capela mortuária do Distrito do Pirapó e sepultado ontem à tarde no cemitério daquele distrito. “Que Deus conforte o coração de familiares e amigos”, diz a nota.

Potencial de Ivaiporã O Prefeitura de Ivaiporã está bem economicamente e com potencial para pleitear recursos nas áreas de infraestrutura e saneamento. Esta é a informação que o prefeito Miguel Amaral (PSL) recebeu do superintendente regional da Caixa Econômica, Olides Milezi Junior, que visitou seu gabinete nesta semana, juntamente com o supervisor de filiais, Wilton Osnishi, e o gerente da agência local, Lucas Lamano Russo. “Esta é uma boa notícia não pra mim, mas para o povo de Ivaiporã”, disse Amaral.
ONG de Arapongas A Organização de Proteção Animal de Arapongas (OPAA) vai receber R$ 50 mil do programa Nota Paraná do governo do Estado. A ONG é uma das entidades beneficiadas neste mês de setembro, juntamente com outros participantes da promoção. A OPAA é uma entidade de utilidade pública, conforme projeto do vereador Fernando Henrique Oliveira (PSD) aprovado pela Câmara e lei sancionada pelo prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC).

Buzina de trem O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa que proíbe o businaço de trens no período das 22 horas às 6 horas da manhã no perímetro urbano. Segundo ele, os tempos modernos já trazem novos dispositivos de segurança que substituem a buzina durante a noite, uma vez que os trens são monitorados via GPS. “Todo cidadão tem direito a um sono tranquilo”, justifica.

Gestão de receita O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) está monitorando se prefeituras já visitadas pela auditoria do órgão estão ou não tomando medidas para melhorar o gerenciamento da gestão de receita pública. O Tribunal está cobrando dos prefeitos informações sobre o que estão fazendo e os resultados positivos obtidos pelas providências adotadas. A ausência de informações pode levar a multa e até impedimento de obtenção de certidão negativa.

Volta de Beto Richa Réu em sete processos originados em diversas operações dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, o ex-governador Beto Richa (PSDB) recebeu, anteontem, em seu apartamento, em Curitiba, prefeitos e vereadores do interior. O encontro foi registrado nas redes sociais pelo prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva (PSC). O tucano teria dito aos visitantes que pretende retornar à política em breve. 

Vapt Vupt

As eleições municipais do ano que vem terão muitas lideranças novas disputando o cargo de prefeito.
Em contrapartida, são muitos os ex-prefeitos que também vão tentar voltar às prefeituras após uma parada.
Vários ex-prefeitos da região e do Paraná poderão estar impedidos de disputar as eleições de 2020.  
Os impedimentos devem-se, principalmente, a contas pendentes nos tribunais de contas do Paraná e da União.