COLUNAS

min de leitura - #

Inaugurando obras

Editoria de Política

| Edição de 29 de dezembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Nesta segunda-feira, dia 31 de dezembro, é ponto facultativo e não haverá expediente na Prefeitura de Apucarana. Porém, nos seus últimos dias à frente da gestão municipal, o prefeito Beto Preto vai inaugurar mais duas obras e dar ordem de serviço para o início de outras seis. A solenidade acontece a partir das 9 horas, na Escola Humberto Alencar Castelo Branco, no Jardim Castelo Branco. Serão entregues à comunidade a reforma e ampliação da escola e do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do bairro, que receberam investimentos de R$ 1,5 milhão. Na mesma solenidade, Beto Preto autoriza o início das obras de reforma e ampliação de seis unidades básicas de saúde (UBS´s) de distritos e bairros. 

Despedida Outro que está se despedindo, temporariamente, de Apucarana é o secretário da Fazenda, Marcello Augusto Machado. Ele foi convidado e aceitou trabalhar com Beto Preto na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Ontem, pelas redes sociais, Machado confirmou sua saída e disse que sua exoneração está saindo neste dia 31.. 

Tudo em dia Marcello Machado disse aos servidores públicos que, mais uma vez, está sendo encerrado um ano da gestão do prefeito Beto Preto com ótimas notícias. “Na secretaria da Fazenda fizemos todos os pagamentos de fornecedores que enviaram as notas fiscais, recolhemos todos os encargos trabalhistas da segunda parte do 13º, que pagamos dia 14, e da folha de dezembro que pagamos no dia 21”, relatou.

Equilíbrio Conforme Marcello Machado, não ficou nada para trás, como todo final de ano deste mandato, desde 2013. “Mais uma vez, estamos fechando o ano com as contas equilibradas e saldo em caixa, para dar continuidade no ano novo às mudanças que foram implementadas em Apucarana, no mandato do prefeito Beto Preto”.

Nova mesa A Câmara de Vereadores de Apucarana realiza sessão solene na próxima quarta-feira (dia 2), às 10 horas, para posse da nova mesa executiva. O atual presidente Mauro Bertoli (DEM) passará o cargo para Luciano Molina (Rede). Também serão empossados o vice José Airton Deco de Araújo (PR), 1º secretário Marcos da Vila Reis (PSD) e 2º secretário Antônio Sidrin (DEM).

Relatório O atual presidente Mauro Bertoli fará na sessão solene um relato de seu trabalho nesses dois anos à frente do comando da Câmara de Vereadores de Apucarana. Ele vai apresentar um balanço das ações administrativas e das finanças do Legislativo, além de destacar sua maneira de atuar no plenário, durante as sessões, e relacionamento com demais vereadores.
Mudanças O novo presidente Luciano Molina, por sua vez, pretende fazer uma explanação de como será sua maneira de atuar na direção do Legislativo de Apucarana. Ele já adiantou em entrevistas à imprensa que pretende fazer algumas mudanças no âmbito do Legislativo, principalmente na área administrativa. Molina está no seu segundo mandato de vereador.

Rumo a Brasília Um grupo formado por vinte pessoas sairá de Apucarana em ônibus fretado neste domingo à tarde rumo a Brasília. Eles vão prestigiar a cerimônia de posse do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). O grupo é liderado por Maria Marcato e André Romagnoli, entre outros apoiadores do presidente eleito.

Lamenta O presidente eleito, Jair Bolsonaro, disse em mensagem pelas redes sociais que lamenta o anúncio feito pelos partidos PT e PSOL de que não enviarão representantes para a sua cerimônia de posse, que acontecerá em Brasília no dia 1º de janeiro. “Soube que PT e PSOL não comparecerão à cerimônia de posse presidencial em repúdio a mim. Lamento!”, disse em sua conta no Twitter.

Inovação I O Secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho Ney Leprevost, anunciou nas suas redes sociais o nome de André Telles para liderar área de inovação da Secretaria. Telles é especialista em inovação, com cinco livros publicados sobre o tema e co-fundador da empresa curitibana iCities, organizadora do Smart City Expo da FIRA Barcelona, em Curitiba.

Inovação II O governador eleito Ratinho Junior (PSD) já havia anunciado outros nomes do chamado ecossistema de inovação, como o do empresário Allan Costa para presidir a Celepar, reforçando a visão de inovação que seu governo pretende implantar. Na campanha eleitoral, Ratinho Junior disse que pretende fazer um governo que dê mais agilidade às ações administrativas.

Vapt Vupt

Cerimônia de posse do governador eleito Ratinho Junior, na terça-feira, promete ser uma das mais concorridas.       
Prefeitos e vereadores de todo o Paraná pretendem estar em Curitiba para prestigiar a posse de Ratinho Jr.       
Prefeitos dos municípios do Vale do Ivaí deverão formar a caravana maior do interior para a posse.         
Ratinho Jr. tem suas raízes no Vale do Ivaí e terá na sua equipe de governo vários nomes da região.