OPINIÃO

min de leitura - #

Investir em centros de idosos é pensae no futuro

Da Redação

| Edição de 29 de novembro de 2019 | Atualizado em 28 de novembro de 2019

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O investimento feito pela Prefeitura de Arapongas para aumentar a qualidade de vida dos idosos é de extrema importância. Com o aumento da expectativa de vida, em alguns anos a população da terceira idade irá ultrapassar o número de jovens, caso a tendência atual se mantenha. Portanto, além de oferecer estrutura para os idosos de hoje, a ação da administração municipal araponguense também garante mais estrutura para um futuro com mais idosos.

O anúncio foi feito anteontem pelo prefeito Sérgio Onofre, que destacou a garantia de R$ 1 milhão para as construções. Os novos espaços irão contemplar a região da Vila Brasil e Conjunto San Raphael III. A escolha dos bairros não é por acaso: são localidades com grande número de moradores e que ficam em áreas com tendência de crescimento para os próximos anos.
Os recursos já foram empenhados através de emenda parlamentar do deputado federal Pedro Lupion, o que foi considerado como “um grande presente de Natal para a população” pelo prefeito. Os projetos para a construção dos CCI’s já estão em fase de tramitação. Os próximos passos irão consistir na apresentação e aprovação pela Caixa Econômica e processo licitatório. As obras estão previstas para 2020.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. O Brasil tem mais de 28 milhões de pessoas nessa faixa etária, número que representa 13% da população do país. E esse percentual tende a dobrar nas próximas décadas, segundo a Projeção da População, divulgada em 2018 pelo IBGE. Segundo a pesquisa, em 2043, um quarto da população deverá ter mais de 60 anos, enquanto a proporção de jovens até 14 anos será de apenas 16,3%. Segundo o órgão, a partir de 2047 a população deverá parar de crescer, contribuindo para o processo de envelhecimento populacional.
Desta forma, o investimento nestes novos centros para idosos é de grande importância não apenas para o presente, mas principalmente para o futuro dos araponguenses. O município mostra que já pensa e se prepara para o futuro, antecipando uma realidade e, portanto, saindo na frente de outras cidades, o que pode ser crucial para garantir qualidade de vida para a sua população.