CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã anuncia plano de ação na saúde

DA REDAÇÃO

| Edição de 08 de janeiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Horário diferenciado de atendimento, ativação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e mutirão de consultas e exames. Essas são algumas das medidas de um pacote de ações na saúde que serão adotadas em Ivaiporã. O novo plano de ação foi anunciado na noite de anteontem no Salão Nobre pelo prefeito Luiz Carlos Gil, e o vice-prefeito Marcelo Reis, durante apresentação de Cristiane Pantaleão como nova diretora do Departamento Municipal de Saúde. 

Dentre as ações anunciadas está a implantação do programa Saúde na Hora, que vai adotar horário diferenciado no Centro Municipal de Saúde (Posto Central) das 07 às 19 horas; aumento do número de procedimentos realizados nas UBS com atendimento odontológico nas oito unidades e mutirão de consultas e exames com especialistas. 
Também haverá a mudança do local dos atendimentos de urgência e emergência que atualmente está junto ao Hospital Municipal de Ivaiporã. Os casos de urgência e emergência serão atendidos na UPA (Unidade de Pronto Atendimento). 
“É uma obra que foi construída para isso e entregue no final de 2016, mas que nos últimos quatro anos não foi colocada em operação. É uma estrutura muito melhor e maior do que se tem hoje, tudo novo, dentro das normas e vai funcionar 24 horas”, disse Carlos Gil. 
No Hospital Municipal serão mantidos os internamentos encaminhados pela UPA, partos, cesáreas e cirurgias de média complexidade – além do atendimento do Samu 192. A mudança deve acontecer no próximo mês. 
Com relação ao mutirão de consulta e exames, o prefeito Carlos Gil diz que já foi iniciado o processo de triagem. “São consultas e exames represados há cerca de três anos. Esse mutirão provavelmente já começa neste mês de janeiro. Estamos fechando um pacote com cerca de duas mil consultas e exames, quando finalizarmos a triagem vamos ter o número necessário”, comenta. 
Conforme o prefeito serão disponibilizadas consultas e exames nas mais diversas especialidades: ortopédicas, eletrocardiogramas, ultrassom, dentre outros, “um volume muito grande, para darmos uma zerada nisso e começarmos de maneira organizada”, destacou Carlos Gil.