CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã discute projeto de coleta seletiva

DA REDAÇÃO

| Edição de 18 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Sacolas com cores diferenciadas para facilitar o processo de separação e coleta de lixo podem ser adotadas como padrão em Ivaiporã. Esse é objetivo de um projeto de lei de autoria do Legislativo apresentado nesta semana pela diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Denise Kusminski, e a presidente da Câmara de Vereadores de Ivaiporã, Gertrudes Bernardy, a empresários do município.

O objetivo é incentivar a população a separar os resíduos sólidos urbanos domésticos, facilitar a coleta e manter a limpeza pública. O processo facilitaria a organização dos materiais reciclados, cujo trabalho é desenvolvido pela Coopemari (Cooperativa de Materiais Recicláveis) no Aterro Sanitário.
Conforme o projeto, as sacolas distribuídas pelos supermercados, mercearias, açougues, padarias e hortifrutigranjeiros passariam a ter as cores azul e marrom. As empresas adotariam 70% de sacolas azuis e 30% de sacolas marrons na distribuição de seus produtos, tendo em vista que a geração de resíduos recicláveis é maior que a de material orgânico.
Na sacola azul seriam depositados materiais recicláveis, limpos e secos, tais como lata, plástico, papel e vidro. Na sacola marrom acondicionados materiais de origem orgânica – restos de alimentos para compostagem de adubo orgânico (tais como, cascas de frutas, restos de comidas em geral).
Os materiais recicláveis deverão ser colocados em frente à residência no dia especificado pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos. 
Denise Kusminski compreende a importância ambiental e defendeu que “o dever de ajudar é tão relevante quanto o de cumprir as leis”, enquanto Gertrudes Bernardy informou que “o objetivo é estimular a educação ambiental no município, proteger a saúde pública e ampliar a vida útil do Aterro Sanitário com a colaboração dos empresários”.
No final da reunião, ficou definido o levantamento de orçamentos de valores das sacolas com cores diferentes para decidir na próxima reunião e finalizar a discussão para a possível implantação do Projeto de Lei.
A reunião aconteceu no salão nobre da Prefeitura e contou com a participação do Conselho Municipal de Meio Ambiente.