CIDADES

min de leitura - #

Jandaia adota mutirões de limpeza nos bairros

DA REDAÇÃO

| Edição de 01 de abril de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Uma cidade mais limpa, mais bonita e com mais saúde graças à eliminação de focos de mosquitos e outras praças urbanas. São esses os objetivos do Programa Jandaia Limpa, lançado pela gestão do prefeito Lauro Junior e Fifa. O pontapé inicial da proposta foi dado no começo do mandato com as roçadas em espaços públicos, a instalação de lixeiras em alguns pontos da zona rural da cidade e, em fevereiro, foi intensificado com o Mutirão de Limpeza dos Bairros. 

A Prefeitura iniciou os trabalhos de forma acelerada, mas precisou dar uma pausa devido ao pico da pandemia da Covid-19 e, também, para conscientizar a população da necessidade de apoiar o projeto. Na primeira etapa, foi realizada a limpeza e retirada de descartes de 11 bairros da região da Vila Rica, do Distrito de São José e Vilas Rurais Paraíso e Vicente Pupio. Os moradores desses locais foram incentivados a limpar seus terrenos e quintais e a deixar os descartes organizados para recolhimento nos dias previamente informados pela Prefeitura, que ficou responsável por dar o destino correto para tudo que foi recolhido. Em um segundo momento, a administração municipal disponibilizou caçambas em pontos estratégicos para que os jandaienses pudessem fazer seus descartes e, por fim, autuou, multou e fez a roçada dos terrenos particulares cujos proprietários não cumpriram a determinação.
De acordo com o chefe de gabinete Angelo Jamiel, até o momento, aproximadamente 30% dos bairros receberam os serviços, porém, grande parte do trabalho se perdeu por falta de apoio da população. “ Os resultados foram muito positivos, mas muitas pessoas continuam deixando descartes e lixo nos mesmos locais pelos quais já passamos. Estamos ‘enxugando gelo’, pois, com isso, perdemos pelo menos 80% do que foi feito”, lamenta.
Sendo assim, antes de retomar o projeto, a Prefeitura investirá novamente em conscientização para que possa contar com a população para manutenção da limpeza dos terrenos (sem mato alto e lixo) e, assim, também evitar autuações e multas.
Elizabete Souza, assessora do Departamento de Fomento à Agropecuária e ao Meio Ambiente, destaca que, conforme a lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o gerador de resíduos é o responsável pelo seu descarte. “ Nós, jandaienses, temos de ser fiscais do nosso município, cuidar do que é nosso e fazer da nossa cidade o quintal da nossa casa”, defende.
Segundo a prefeitura, o programa é desenvolvido por diversas secretarias e será ampliado ao longo dos próximos anos. Um novo programa de reciclagem com reestruturação da coleta seletiva está em fase de formatação.