CIDADES

min de leitura - #

Jandaia recebe mutirão de castrações

DA REDAÇÃO

| Edição de 21 de outubro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A cachorra mestiça sharpei Brisa e a gata sem raça definida Mimi, que moram há anos com a família do agricultor Robson Peruzi Melo, estão entre os quase 400 animais cadastrados no mutirão de cirurgias, que teve início ontem em Jandaia do Sul. A iniciativa, que integra um programa permanente de esterilização do Governo do Estado,  pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental , tem apoio da prefeitura e levou um centro cirúrgico móvel com uma equipe de veterinários para a Praça do Café.

O agricultor conta que a cachorra Brisa está na família há 10 anos – foi abrigada temporariamente no sítio e acabou ficando - e há necessidade de castrá-la . “Quando ela entra no cio é complicado fechar ela no sítio. Uma vez ela chegou a quebrar uma janela para fugir. Nesse tempo com a gente ela já criou três vezes. Sempre quisemos castrar, mas tem a questão do custo”, comenta. 
Ontem à tarde, ele voltou para a propriedade com as duas fêmeas castradas gratuitamente. “O atendimento foi muito bom e bem organizado”, comenta o agricultor, que acredita que o programa pode ajudar a conter um problema cada vez mais comum, o abandono de animais. 
“Agora, além do lixo que sempre as pessoas descartavam na zona rural, a gente vê também muito animal. Esses dias mesmo vi um filhote de cachorro cruzando a estrada. Parei e achei uma caixa de papelão com mais quatro”, comenta, acrescentando que os filhotes foram resgatados e doados.
O mutirão soma 366 animais cadastrado e tem continuidade hoje. Os animais esterilizados foram previamente cadastrados pela Prefeitura de Jandaia do Sul, que atua como parceira no programa. 
O prefeito de Jandaia do Sul, Benedito José Pupio, o Ditão, destaca que a demanda pelo serviço é grande no município. “É uma medida importante porque ajuda a controlar o aumento da população de animais de rua no município e é bom ver que a população aderiu. Pela quantidade de pessoas que procuraram os serviço, vemos que a demanda é grande”, comenta.
Segundo o prefeito, o município vem investindo em ações de controle. Após anos de reivindicações, a prefeitura garantiu o funcionamento de um Canil Municipal. A estrutura é administrada por uma ong de defesa animal e recebe repasses mensais do município para manutenção. 
“Recentemente passamos um veículo para esse serviço. Aos poucos fomos estruturando o serviço”. detalha.