COLUNAS

min de leitura - #

Julgamento remarcado

Editoria de Política

| Edição de 23 de março de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) remarcou ontem para o próximo dia 28, na sessão das 13h30, o julgamento do recurso interposto pela Câmara de Vereadores de Apucarana, que pede a validade das duas votações do plenário que, primeiramente, aprovou a elevação de 11 para 19 o número de cadeiras no Legislativo, e depois de 11 para 15. As votações ocorreram, respectivamente, em 2013 e 2015, porém foram anuladas através de ação movida pelo Ministério Público. No julgamento desta terça-feira, o relator do processo, desembargador Nilson Mizuta, votou contrário ao provimento do recurso. Já o desembargador Carlos Mansur Arida pediu vistas ao processo, o que motivou a suspensão do julgamento. O procurador jurídico da Câmara, Petrônio Cardoso, acredita que, após análise das argumentações, Arida poderá dar seu voto diferenciado em favor do recurso.

Contrário O vereador Lucas Leugi (Rede) voltou a defender na sessão de anteontem a manutenção das atuais 11 cadeiras na Câmara de Apucarana. Ele fez menção ao julgamento de terça-feira no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), em que o relator do processo, desembargador Nilson Mizuda, votou contrário ao recurso da Câmara.

Omissão Lucas Leugi disse que vai continuar defendendo 11 vagas na Câmara de Apucarana, a exemplo do que fez durante a campanha eleitoral. “Eu não vou me omitir nesta questão”, disse o vereador, acreditando que o TJ-PR vai derrubar o recurso do Legislativo Municipal em face do momento político que vive o País.

Na presidência O vereador Franciley Preto Godoy (PSB), o Poim, foi quem presidiu pelo menos metade da sessão ordinária da Câmara de Apucarana, na noite de anteontem. Na condição de 1º vice-presidente, ele assumiu os trabalhos no lugar do titular Mauro Bertoli (DEM), que chegou mais tarde em função de um compromisso.

Negros Na sessão, o presidente do Movimento da Consciência Negra de Apucarana (Macome), Paulo Pesce, falou sobre o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, lembrado em 21 de março. Ele fez um relato da luta dos negros para obter igualdade de direitos na sociedade, o que ainda está longe de acontecer na realidade.

Discriminação A vereadora Márcia Sousa (PSD) aproveitou a sessão para denunciar que os negros e as negras continuam enfrentando discriminação no mercado de trabalho e em outros setores da sociedade. Segundo ela, apesar de a raça negra ter dado uma grande contribuição ao País e ao mundo, não tem o valor que merece.
Delegado O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), elogiou ontem o delegado-chefe da 17ª Subdivisão Policial (SDP), José Aparecido Jacovós, a quem fez uma visita. “O delegado é uma pessoa que prontamente atende a gente. Além disso, ele consegue, com uma equipe enxuta, importantes resultados na segurança em nosso município”.

Com economia O prefeito de Rosário do Ivaí, Ilton Kuroda (PSC), diz que está fazendo o que pode para garantir pelo menos o pagamento da folha salarial dos servidores públicos. Segundo ele, dívidas e outros problemas herdados têm prejudicado a administração neste início de mandato, mas assegura que a nova gestão vai superar os obstáculos.

Secretários O prefeito de Faxinal, Ylson Cantagallo (PMDB), vem promovendo reuniões quinzenais com seus secretários sempre no início da semana. Nesses encontros, os secretários apresentam um balanço das atividades desenvolvidas, indicam problemas detectados junto à comunidade e sugerem alternativas de solução.

No STF O jurista Alexandre de Moraes foi empossado ontem como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Moraes passa a ocupar a cadeira deixada por Teori Zavascki, que morreu em um acidente de avião em janeiro. Com a posse, a Corte volta a ter 11 membros. Moraes ficará no STF até 2043, quando completará 75 anos.

Na posse O governador Beto Richa (PSDB) participou da posse de Alexandre de Moraes como ministro do STF. “O Supremo Tribunal Federal é seguramente um pilar da democracia brasileira e sua atuação e posicionamento impactam toda a sociedade, como tem sido muito demonstrado nos últimos anos”, disse o governador do Paraná.

Vapt Vupt

O governador Beto Richa poderá visitar Faxinal amanhã para anunciar investimentos na cidade.          
Municípios do Vale do Ivaí estão se movimentando para garantir mais segurança pública.      
Os constantes assaltos que acontecem na cidade e na zona rural preocupam as autoridades.          
Prefeituras do Vale estão qualificando servidores nas áreas de projetos e captação de recursos.