CIDADES

min de leitura - #

Lideranças visitam área de parque

Da Redação

| Edição de 22 de maio de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Uma comitiva liderada pelo prefeito de Apucarana, Junior da Femac, e o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e prefeito de Kaloré, Washington Luiz da Silva, conheceu ontem o local onde será implantado o Parque Tecnológico e de Inovação do Vale do Ivaí (Vale da Inovação). O espaço, com cerca de 10 mil metros quadrados, está localizado em área do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), nas proximidades do Núcleo Habitacional Adriano Correia, na zona sul.  

Também participaram da visita técnica representantes da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Sebrae, Idepplan e Conecta Apucarana. 
Junior da Femac explica que o imóvel pertence à União, foi cedido ao Município e agora a Prefeitura está destinando o espaço para essa iniciativa. “Estamos repassando o prédio onde funcionava a administração da Conab), que já possui salas adaptadas para esta finalidade com acesso a energia, água, internet e  estacionamento. Além deste prédio, também estamos destinando uma área externa que soma cerca de 10 mil metros quadrados, onde poderão ser construídos módulos de trabalho pelas entidades que estão diretamente envolvidas neste processo”, pontua.
O presidente da Amuvi afirma que a instalação do Parque Tecnológico e de Inovação do Vale do Ivaí promoverá o desenvolvimento regional. “Iniciativas semelhantes no Paraná e em outras regiões do Brasil prosperaram. O Vale do Ivaí, especialmente os municípios menores, precisam de avanços tecnológicos para manter a população nestas cidades”, avalia Washington Luiz.
De acordo com Tiago Cunha, consultor do Sebrae, o objetivo é criar tecnologias que contribuam para o desenvolvimento econômico. “A ideia é que tenhamos neste espaço um processo de incubação de empresas, um coworking para o compartilhamento de recursos, trazendo também os processos de pesquisa que as universidades já desenvolvem em seus campus”, explica Tiago. 
O presidente da Acia, Jayme Leonel, lembra que o ambiente para a implantação do parque tecnológico vem sendo criado desde 2016. “É a continuação deste projeto que trabalha com o conceito de cidade inteligente. Ao longo deste processo foram desenvolvidas várias ações e eventos”, afirma Jayme Leonel.