CIDADES

min de leitura - #

Lidianópolis diversifica fruticultura

Ivan Maldonado

| Edição de 23 de julho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com aposta na fruticultura e implantação de várias culturas, o município de Lidianópolis começa a investir na produção de maracujá. Para que o projeto tenha sucesso, a prefeitura organizou um grupo de 15 produtores e auxiliou com os materiais de construção de um viveiro de mudas, que é administrado pelo próprio grupo. 

Imagem ilustrativa da imagem Lidianópolis diversifica fruticultura


O projeto tem ainda o apoio da Emater através de assistência técnica, desde o plantio das sementes no viveiro, a transferência das mudas para o campo e a colheita. 
“A parceria maior é do produtor, que trabalha em mutirão. Eles construíram o viveiro e vem trabalhando na formação das mudas”, comenta o agrônomo da Emater, Rogerio Maia. 
Segundo Maia, a opção pelo maracujá como nova opção para a fruticultura diversificada é em razão da fruta ter um potencial de comercialização. “Se enquadra perfeitamente dentro do arranjo produtivo de uma pequena propriedade para potencializar ainda mais a diversificação. Além de ser uma cultura que tem um potencial de comercialização muito bom”, argumenta Maia. 
O técnico agrícola da prefeitura, Sérgio Carlos Mendes, explica que a técnica que está sendo desenvolvida na produção das mudas, consiste que a transferência da planta para o campo só seja com a muda acima de 1,60 metros de altura. De forma a se evitar problemas com a virose conhecida como Cabmv, que causa o endurecimento dos frutos.
Mendes explica que o primeiro plantio no campo será em setembro e a colheita deve ser iniciada a partir de janeiro. “Em abril do ano que vem os produtores começam a se organizar para semear as novas mudas”, esclarece Mendes. 
Luiz Carlos Casagrande, secretário da agricultura afirma que atenção da atual administração vem dispensando aos produtores do município é uma meta desenvolvida dentro de uma visão de desenvolvimento sustentável buscada pelo prefeito Adalto Mandu (PHS), desde que assumiu a prefeitura. “A ideia é ampliar o plantio da fruticultura diversificada, pois dessa forma o pequeno produtor terá sempre uma garantia de renda para o sustento de sua família e permanência no campo”, assinala Casagrande. (IVAN MALDONADO)