POLÍTICA

min de leitura - #

Mantendo a disciplina

Da Redação

| Edição de 26 de março de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ao lembrar que hoje é o quinto dia da suspensão das atividades do comércio e também de outras medidas adotadas visando o isolamento social, o prefeito Junior da Femac reiterou nesta quarta-feira (25), em transmissão pelas redes sociais, que a população mantenha a disciplina no enfrentamento ao coronavírus. Junior da Femac ressaltou que o principal objetivo das medidas adotadas até o momento é para proteger a vida dos apucaranenses. “Quanto vale a vida de um dos seus familiares? Quando vale a vida da sua mãe, do seu pai, do seu vô e da sua vó? Quanto vale a vida do seu filho?”, questionou. Junior da Femac pede para que as pessoas deixem questões partidárias de lado e se unam no enfrentamento da crise sanitária que assola o País e o mundo. “A questão é de vida, de medicina. Toda a vida é importante”.

Extraordinária I Está marcado para hoje sessão extraordinária na Câmara dos Vereadores de Arapongas. Na pauta, três projetos de lei que fazem a reposição inflacionária dos subsídios do prefeito e seu vice, além dos secretários municipais, procurador-geral e dos próprios vereadores. A reposição é de 3,13%, referente à inflação no período entre abril de 2019 e fevereiro de 2020.

Extraordinária II Outro projeto em pauta hoje na Câmara de Arapongas é o número 8/2020, que propõe a isenção de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) aos contribuintes que comprovadamente sejam portadores de câncer e insuficiência renal crônica. Estes pacientes precisam ainda ter renda familiar de no máximo dois salários mínimos.

Reforço para GM Ontem, a Câmara de Apucarana finalizou a série de sessões extraordinárias iniciada nesta segunda-feira (23). As principais votações foram dos projetos que instituem o estatuto da Guarda Municipal e também o plano de carreira do órgão. Os projetos foram aprovados por unanimidade nas três votações.

De olho O Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Publico (Gepatria), órgão ligado ao Ministério Público, encaminhou uma recomendação administrativa para os municípios de Ivaiporã, Lidianópolis, Jardim Alegre Arapuã e Ariranha do Ivaí para que, caso estes municípios comprem insumos de saúde para conter a epidemia do coronavírus, que sejam praticados preços justos, após ampla pesquisa de mercado. Isto vale também para as compras sem licitação, permitidas em emergências de saúde.

Coronavírus I Os prefeitos da região estão preocupados com o impacto do coronavírus no funcionalismo público de seus municípios, principalmente nos profissionais da Saúde. Muitos estão externando esta preocupação, principalmente os municípios menores, que têm um número reduzido de médicos e demais servidores especializados. Se o vírus infectar estes profissionais, o impacto no município é grande, o que pode inclusive sobrecarregar ainda mais as unidades de saúde de cidades maiores. Como estes profissionais estão diretamente em contato com pacientes, o risco é alto.

Coronavírus II TUm dos prefeitos que se mostrou preocupado com a situação dos profissionais de Saúde é Edson Hugo Manueira, de Sabáudia. Ele destacou o empenho e o esforço de cada servidor nesse momento. “Sabemos que os servidores que estão na ativa estão arriscando as suas vidas para servir ao nosso município. E isso é muito grave. Por isso somos extremamente gratos a todos. E pedimos mais uma vez o apoio da população: fiquem em casa, evitem a circulação desnecessária, cuidem-se para que possamos cuidar do município” alertou ele.

Investimento I Apucarana deverá ganhar em breve mais um grande empreendimento no setor do varejo. A loja, voltada para produtos de beleza e utilidades domésticas, deverá construir em breve o seu centro de distribuição no Parque Cidade Industrial. O terreno, de aproximadamente 7 mil m², será doado pelo município. A doação inclusive já foi aprovada pela Câmara dos Vereadores. O investimento para a construção deste centro de distribuição deve ser de aproximadamente R$ 750 mil.

Investimento II A expectativa é de que muitos empregos sejam gerados quando a empresa estiver em pleno funcionamento. A previsão de faturamento da empresa gira em torno de R$ 5 milhões anuais. Além de Apucarana, a empresa tem unidades em outras cidades do Paraná e também interior de São Paulo. Boa parte dos produtos comercializados pelas lojas é importada da China.