COLUNAS

min de leitura - #

Metrópole do Norte

Editoria de Política

| Edição de 18 de julho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Apucarana recebe nesta quinta-feira, a partir das 19 horas, no auditório do CREA, a primeira “oficina de engajamento do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Metrópole Paraná Norte. Trata-se de projeto do Governo do Estado, que irá traçar diretrizes e definir ações estratégicas integradas para a organização, desenvolvimento sustentável e consolidação de uma ampla área composta pelas regiões metropolitanas de Londrina, Apucarana e Maringá. Neste evento, do qual participarão lideranças de segmentos organizados, profissionais liberais e representantes de diversas instituições, além de autoridades, serão eleitas pessoas da sociedade civil para compor a “equipe de acompanhamento” de todas as etapas do plano.

Apoio total O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), se diz um entusiasta do modelo que está sendo planejado para a macrorregião norte do Paraná. “As cidades têm muitas coisas em comum e estão muito próximas umas das outras, então o correto é mesmo pensar em ações que viabilizem a metrópole Paraná Norte”, avalia o prefeito.

Ausentes Dois vereadores não compareceram à sessão extraordinária da Câmara de Apucarana realizada ontem pela manhã: Marcos da Vila Reis (PSD) e Edson da Costa Freitas (PPS). Sob a presidência do vereador Mauro Bertoli (DEM), o Legislativo volta a se reunir hoje, por volta das 10 horas, para dar sequência à votação das propostas encaminhadas pelo Executivo.

Firme no páreo I O senador Alvaro Dias (Podemos) voltou a descartar qualquer possibilidade de abrir mão de sua pré-candidatura à Presidência da República para apoiar o pré-candidato do PSDB, ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Em entrevista à Folha de São Paulo, Alvaro disse que “não há hipótese” de desistir de concorrer ao Palácio do Planalto. 

Firme no páreo II As declarações de Alvaro Dias foram dadas diante do crescimento dos rumores a respeito das negociações de Alckmin com o senador. Elas incluem a especulação de que Alvaro poderia ser o candidato a vice na chapa do ex-governador tucano. “Estou nessa campanha para cumprir uma missão de denunciar esse sistema e para propor um rompimento”, disse.

No Paraná O ex-ministro da Fazenda e pré-candidato do MDB à presidência da República, Henrique Meirelles, estará em Curitiba na próxima segunda-feira para uma palestra a empresários na Associação Comercial do Paraná. A expectativa é sobre o que ele vai comentar sobre o senador Roberto Requião (MDB), seu opositor e do presidente Michel Temer dentro do partido.
Convenção O Partido da Mulher Brasileira (PMB) do Paraná marcou sua convenção estadual para o próximo dia 21, das 9 às 13 horas, no Espaço Torres, em Curitiba, junto com o PSD. Segundo o seu presidente Alisson Wandscheer, o PMB vai discutir e definir possíveis candidaturas a senador e deputados estaduais e federais, além de alianças.

Voto em trânsito Os eleitores que estarão fora do domicílio eleitoral em outubro podem se cadastrar para votar em trânsito até o dia 23 de agosto. O voto em trânsito pode ocorrer no primeiro, no segundo ou nos dois turnos, nas capitais e nos municípios com mais de 100 mil eleitores. Para votar em trânsito, o eleitor tem que fazer a habilitação em um cartório eleitoral, indicando o local em que estará na data das eleições. 

Habilitação Os eleitores que estiverem fora da unidade da federação de seu domicílio eleitoral só podem votar para presidente. Para se habilitar, o eleitor deve comparecer em um cartório eleitoral, apresentar um documento oficial com foto e indicar o local em que pretende votar. Só podem votar em trânsito as pessoas em situação regular no cadastro eleitoral.

Presos Quatro suspeitos de clonar os celulares da governadora Cida Borghetti (PP) e de deputados do Paraná foram presos ontem no Maranhão. A operação foi realizada pelas polícias Civil e Federal do Maranhão, com apoio da Polícia Civil do Paraná. De acordo com as investigações, o líder do grupo clonava os chips e conseguia acesso ao WhatsApp das vítimas.

Valores No caso da governadora, o valor solicitado chegou a R$ 25 mil. A polícia, no entanto, não confirma se o depósito foi de fato feito.  Segundo a polícia, Cida teve o telefone clonado quatro vezes - uma delas, em março deste ano. Os valores obtidos com os golpes não foram divulgados pela polícia.

Vapt Vupt

Várias prefeituras da região estão antecipando o pagamento de metade do 13º salário dos servidores.       
Embora reclamem da baixa arrecadação, prefeitos estão fazendo caixa para pagar salários e 13º.     
A partir deste sábado começam a se intensificar as convenções partidárias no Paraná.       
Pré-candidatos ao governo têm pressa em definir coligações e o nome do postulante a vice.