CIDADES

min de leitura - #

Morre Colombino Grassano, ex-prefeito de Arapongas

DA REDAÇÃO

| Edição de 06 de agosto de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Morreu ontem o advogado, empresário e ex-prefeito de Arapongas, José Colombino Grassano, aos 93 anos, após complicações causadas por uma fibrose pulmonar. O pioneiro era conhecido por ser uma das principais lideranças políticas do município e, sobretudo, pela grande contribuição com a história e desenvolvimento da cidade.

Apesar de ter nascido em Itamogi, Minas Gerais, Colombino era araponguense de coração. Foi um dos primeiros prefeitos do município, a frente nos mandatos de 1955/1959 e de 1964/1968. Em sua primeira gestão viabilizou as primeiras obras de infraestrutura urbana com pavimentação de ruas, galerias pluviais, rede de esgoto e sistema de abastecimento de água. Também criou o primeiro parque industrial do município, atraindo empresas de grande porte, como o Moinho Arapongas e a Nortox. Graças a Colombino, Arapongas é conhecida como Cidade dos Pássaros. Foi ele quem baixou decreto estabelecendo que as ruas da cidade tivessem nomes de aves. Ele também fundou a Concessionária Ford Aravel na década de 70.
Na esfera estadual, foi deputado por dois mandatos nas décadas de 60 e 90, secretário estadual de Educação e Cultura e do Interior e Justiça em 1959/1960 no governo de Moisés Lupion, chefe da Casa Civil no governo de Paulo Pimentel e auditor do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.
“Era um empreendedor e tinha uma visão ampla, um grande conhecedor das ferramentas do desenvolvimento. Um homem exemplar, um incentivador. Eu estou na política pelas mãos dele. É uma grande perda para nós”, comenta o sobrinho de Colombino, o empresário Guto Grassano.
Entre os principais feitos do tio, Guto destaca sua experiência administrativa que ajudou a diversificar a economia de Arapongas. “Naquela época Arapongas era voltada à cafeicultura. Ele então incentivou empresários locais que tinham vontade de diversificar suas atividades e criou o primeiro parque industrial. Hoje Arapongas possui um dos maiores polos moveleiros do Brasil”, ressalta.
Há três anos Colombino foi diagnosticado com fibrose pulmonar. A doença evoluiu e debilitou a saúde do ex-prefeito que faleceu em casa, devido ao atrofiamento do pulmão. Ele era viúvo, e deixa quatro filhos, 8 netos e 14 bisnetos. O corpo foi sepultado ontem no cemitério Jardim das Acácias, em Arapongas.