COLUNAS

min de leitura - #

Mudanças no Paraná

Editoria de Política

| Edição de 15 de abril de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Doze dos 54 deputados estaduais do Paraná, ou 22% do total, mudaram de partido durante a “janela partidária”. O PSD do pré-candidato ao governo, Ratinho Júnior, foi o que mais atraiu parlamentares: Ademir Bier (ex-PMDB), Francisco Bührer (ex-PSDB), Reinhold Stephanes Júnior (ex-PSB), e Mauro Moraes (ex-PSDB). Além deles, a deputada Mara Lima trocou o PSDB pelo PSC, que deve apoiar Ratinho Jr. O PP da governadora Cida Borghetti foi escolhido por dois deputados: Luiz Carlos Martins, que deixou o PSD, e Gilberto Ribeiro, que era do PSB. O PSL do presidenciável Jair Bolsonaro angariou os deputados Felipe Francischini, que era do Solidariedade, e Ricardo Arruda, que saiu do PEN. Já Adelino Ribeiro deixou o PSL para se filiar ao PRP. O Podemos do senador e também presidenciável Alvaro Dias filiou Raska Rodrigues, que era do PV, e Fernando Scanavacca, que veio do PDT.

Sessão A Câmara de Vereadores de Apucarana realiza sessão ordinária nesta segunda-feira, às 16 horas. Da pauta de votação constam quatro projetos de lei de autoria dos vereadores e quatro encaminhados pelo Poder Executivo, A maioria já foi aprovada em primeira ou segunda discussão por parte do membros do Legislativo.

Indicações O que chama atenção nas sessões ordinárias da Câmara de Apucarana é o grande número de indicações apresentadas pelos vereadores. Desde o início do ano já foram lidas em plenário 362 indicações. A maioria pede recape asfáltico, limpeza de bueiros, roçagem de mato e travessias elevadas para pedestres.

Calçadas Por indicação do vereador Franciley Preto Godoy (PSB), o Poim, a Prefeitura de Apucarana concluiu as obras de construção de calçadas no entorno do Colégio Estadual Coronel José Luiz dos Santos e do Cemitério Municipal, ambos no Distrito do Pirapó. Poim se manifesta agradecido com o prefeito Beto Preto (PSD) e equipe. 

Com equipe O governadora Cida Borghetti (PP) marcou para esta segunda-feira, às 10 horas, uma reunião de trabalho com toda a equipe de governo, que inclui secretários de Estado, dirigentes de empresas e de demais órgãos públicos. Encontro será no Gabinete de Gestão e Informações, no Palácio Iguaçu.

Em Maringá Ontem, a governadora Cida Borguetti passou o dia em Maringá, sua cidade de origem. Ela confirmou investimentos em saneamento nos distritos de Iguatemi e Floriano. Segundo a governadora, a Sanepar vai investir R$ 25 milhões em obras de rede de esgoto sanitário nesses dois distritos maringaenses. 
Bolsonaro Denunciado por racismo pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ), pré-candidato à Presidência da República, deu entrada ontem pela manhã no Hospital Central do Exército, no Rio de Janeiro. Ele passou mal ainda no aeroporto de Roraima, onde se reuniu com lideranças locais.

Carreata A assessoria do deputado federal Jair Bolsonaro afirma que o parlamentar passou mal por causa do intenso ritmo de trabalho. Antes, ele passou quase uma hora fazendo carreata em Boa Vista sob um sol forte. O pré-candidato à Presidência da República tem percorrido todas as regiões do País em pré-campanha eleitoral.

Autismo A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia, no exercício interino da presidência da República, assinou nesta sexta-feira o decreto que instituiu o dia 2 de abril como o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo. Esse foi o primeiro decreto assinado por ela desde que assumiu interinamente a presidência da República, no mesmo dia.

Discreta Cármen Lúcia passou a tarde de sexta-feira no Planalto e, segundo informações de sua assessoria, optou por ser uma presidente interina discreta. Ela recusou a ideia de ser fotografada enquanto trabalhava e sequer utilizou a mesa na qual o presidente Michel Temer despacha diariamente. Preferiu uma mesa redonda, usada pelo presidente para pequenas reuniões.

Propina O ex-superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná Daniel Gonçalves Filho, principal delator da Operação Carne Fraca, disse à Justiça que intermediou pagamento de propina para a campanha do deputado federal João Arruda (MDB-PR). Daniel Filho foi reinterrogado nesta semana pelo juiz Marcos Josegrei, da 14ª Vara Criminal de Curitiba. O deputado paranaense nega e diz ser vítima de vingança. 

Vapt Vupt

O ministro do TSE, Og Fernandes, negou pedido do PT para suspender divulgação de pesquisa Datafolha.       
O PT  quis suspender a pesquisa Datafolha alegando que não foi incluído o nome de Lula no questionário.       
Institutos de pesquisas em nível nacional e estadual estão preparando novos levantamentos.         
Nos próximos dias, deverão surgir novas pesquisas para presidente e governadores.