CIDADES

min de leitura - #

Município assume Patronato temporariamente

Renan Vallim

| Edição de 23 de fevereiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


A Prefeitura de Apucarana assumiu provisoriamente o Patronato de Apucarana, que trata do acompanhamento e ressocialização de presos em regime semiaberto e aberto. A medida foi tomada, para que o projeto não precise ser interrompido durante as próximas semanas, período em que a nova coordenadoria será definida através da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
O projeto é realizado em parceria entre o município de Apucarana, que cede as instalações físicas e parte do pessoal, e o Governo do Estado, através Unespar, que oferece o maior número de profissionais e também é responsável pela coordenadoria do programa. Com a saída da coordenadora do programa, a Unespar vai definir uma nova pessoa a ocupar o cargo. Neste período, o município se encarregará de tocar o projeto, referência estadual no acompanhamento de egressos.
“Estamos esperando esse novo edital do Governo e, enquanto ele não é publicado, a Prefeitura assume inteiramente o projeto. O que é importante destacar é que o Patronato não vai ser interrompido e muito menos vai acabar. Esse é um projeto de suma importância para o município”, destacou o juiz criminal José Roberto Silvério, em coletiva concedida ontem.
O Patronato trabalha com quase 500 condenados, através de apoio no término dos estudos, ensino profissionalizante, prestação de serviço à comunidade, suporte social, entre outras ações. “O objetivo é oferecer caminhos para a ressocialização do indivíduo, para que não haja reincidência”, diz Mariana Diniz, nova coordenadora interina do projeto. A média de reincidência dos envolvidos no projeto é de 10%, uma das menores do país.
O procurador-geral do município, Paulo Vital, destacou a importância do Patronato. “A administração municipal reconhece a importância e, mesmo que essa não seja uma atribuição do município, fazemos questão de não deixar que ele seja paralisado”, comenta. (RENAN VALLIM)