CIDADES

min de leitura - #

Novo comandante assume 30º BIMec de Apucarana

Da redação

| Edição de 04 de janeiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O 30º Batalhão de Infantaria Mecanizada Sentinela do Norte do Paraná (BIMec) de Apucarana está sob novo comando. O tenente-coronel Alexandre Colombo assumiu a função, em solenidade realizada ontem na sede do batalhão. Ele substitui o também tenente-coronel José Barbosa Deina, que permaneceu por dois anos conduzindo a unidade. 

Imagem ilustrativa da imagem Novo comandante assume 30º BIMec de Apucarana

A cerimônia foi presidida pelo general Roberth Alexandre Eickhoff, comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, sediada em Cascavel e da qual o 30º BIMec é subordinado. 
Com 45 anos de idade, o tenente-coronel Alexandre Colombo está há 27 anos no Exército Brasileiro. Natural de São José do Rio Preto (SP), já serviu como oficial em diversas partes do território nacional e, atualmente, estava no Comando do Estado-Maior, em Brasília. Colombo é casado e tem três filhos. Ele destacou a importância estratégica do 30º BIMec e a responsabilidade em estar em frente à unidade. “Comandar não é comandar paredes e equipamentos, é comandar homens e temos essa dimensão em mente. Essa unidade está em uma área de fronteira e exige atenção especial”, comenta.
Antes da formatura militar, que ocorreu no pátio do batalhão, foi inaugurado o retrato do tenente-coronel Deina na galeria de ex-comandantes. Deina é o 25º comandante na história do 30º BIMec. “Hoje, o batalhão é uma organização operacional de pronto emprego para qualquer tipo de missão. Nestes dois anos trabalhamos intensamente na capacitação dos nossos militares e no cumprimento das missões recebidas”, destaca Deina, que recebeu também diversas honrarias, como a medalha guarani, o distintivo de comando e a bandeira insígnia do batalhão. 
O vice-prefeito de Apucarana, Junior da Femac, esteve presente na cerimônia representando o Executivo, enquanto o vereador Luciano Molina representou o Legislativo. “O batalhão é uma das riquezas de Apucarana, tanto desempenhando a sua missão no campo militar quanto nas ações junto à sociedade que contribuem para o desenvolvimento de Apucarana”, comentou o vice-prefeito.
O ato contou ainda com a presença de diversas autoridades.  (EDITORIA DE CIDADES)