OPINIÃO

min de leitura - #

O importante trabalho da UTI Neonatal de Apucarana

Da Redação

| Edição de 04 de dezembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O trabalho desenvolvido pela Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, do Hospital Materno-Infantil da Providência, em Apucarana, merece ser destacado. A UTI Neonatal vem ajudando a salvar vidas e hoje é uma referência no atendimento de crianças que nascem de forma prematura e também no suporte dado às famílias.

Na semana passada, a direção do “Providência” reuniu ex-pacientes, familiares e equipe de profissionais para uma confraternização. O encontro foi emocionante, pois mostrou o resultado desse trabalho, com crianças que passaram pela unidade e que hoje seguem suas vidas normalmente. 
Inúmeros depoimentos também foram publicados nos últimos dias nas redes sociais, inclusive na página do TNOnline, braço digital da Tribuna do Norte, destacando histórias de crianças que passaram pela UTI Neonatal. 
É importante que a comunidade de Apucarana e de toda a região valorize esse trabalho. Ninguém melhor do que os pais que tiveram filhos prematuros ou com algum outro problema para comentar sobre a angústia de não conseguir deixar a maternidade com os filhos nos braços. O atendimento cuidadoso e humano é fundamental nesse sentido, pois é um momento em que as famílias estão fragilizadas e precisam de todo apoio para manterem-se firmes enquanto seus filhos estão internados. 
Inaugurada em 2004, a UTI Neonatal tem oito leitos para pacientes neonatais e dois leitos pediátricos. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar com dois fisioterapeutas, nutricionista, sete médicos intensivistas, seis enfermeiros e 17 técnicos de enfermagem.
Desde outubro de 2016 até outubro de 2017, foram realizados 181 internamentos na unidade, sendo 33 de pacientes nascidos a termo - no período de acima de 37 semanas de gestação e pacientes pediátricos - e 148 pacientes prematuros - nascidos com menos de 37 semanas de gestação. 
Recentemente, a UTI implantou o projeto “Polvo do Amor”, que ganhou repercussão. A iniciativa coloca junto aos bebês polvos de crochê, que ajudam a acalmar as crianças. Esse trabalho teve início na Dinamarca e já foi implantado em alguns hospitais do Paraná. Os tentáculos se assemelham ao cordão umbilical dos recém-nascidos, ajudando na recuperação. 
Além dos cuidados médicos com os bebês, a UTI Neonatal ampara as famílias e cria vínculos com os pais. Há um carinho grande no atendimento. Por isso, é importante valorizar a UTI Neonatal. É um trabalho bonito e de envolvimento com as famílias em um momento delicado de suas vidas.