COLUNAS

min de leitura - #

Obra belíssima

Editoria de Política

| Edição de 04 de agosto de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito Junior da Femac (PDT) esteve acompanhando nesta semana a construção do complexo esportivo na Rua Denhei Kanashiro, no Jardim Colonial, na região leste de Apucarana. Além da comunidade do Colonial, o complexo, que foi projetado ainda na gestão do ex-prefeito Beto Preto, vai atender os moradores dos residenciais Andorinha, Sabiá, Jaçanã, Sumatra, São Tiago e vizinhança. “A obra é belíssima e está quase pronta”, postou o prefeito na página do seu facebook. Ele manifestou seu agradecimento ao deputado federal Sérgio Souza (MDB), que viabilizou os recursos junto ao governo federal. São R$ 2,1 milhões do Ministério do Esporte e mais R$ 398,3 mil de contrapartida do Município. “Nossa secretária Jossuela e a nossa equipe do esporte vão colocar lá todas as escolinhas e atividades de esporte. Vamos em frente!”, diz Junior da Femac.

Título O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, destacou nesta sexta-feira, ao anunciar obras de interligação de bairros, que o Município mantém um dos mais baixos índices de comprometimento da receita com gasto de pessoal. “Estamos na faixa de 42,4% e isso nos garante fôlego para planejar e viabilizar novas obras”, avaliou Junior da Femac, acrescentando que o controle de despesas também é prioridade na administração municipal. 

De volta à política A ex-vereadora Lucimar Scarpelini, que há muito tempo tem ficado fora da política partidária em Apucarana, está retomando sua atividade na área. Nesta sexta-feira, ela assumiu o comando do partido Podemos no município, visando sua preparação para as eleições municipais do ano que vem. A tarefa foi delegada a Lucimar pelo presidente estadual do partido, ex-deputado federal Marcelo Almeida, em visita à cidade.

Biometria no Vale I
O desembargador Tito Campos de Paula, corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), esteve visitando nesta semana as comarcas eleitorais de Faxinal, Grandes Rios e Ivaiporã, para saber como está o desempenho do cadastramento biométrico dos eleitores. A preocupação da Justiça Eleitoral é que o prazo está se esgotando e a procura de eleitores pela biometria está abaixo do esperado. 

Biometria no Vale II Na Comarca de Faxinal, por exemplo, o desembargador Tito Campos de Paula foi recebido pelo juiz Norton Thomé Zardo. Ambos manifestaram preocupação com a baixa procura pela biometria, enquanto o prazo está se esgotando. A Comarca abrange Faxinal, Cruzmaltina e Borrazópolis e só este último está mais adiantado, com 57% dos eleitores cadastrados. Magistrados pedem aos eleitores para que não deixem para a última hora.
Biometria no Vale III Na Comarca de Ivaiporã, que abrange também os municípios de Arapuã, Jardim Alegre e Lidianópolis, 47% dos eleitores fizeram o cadastramento biométrico até agora. O prazo vai até 29 de novembro. A Justiça Eleitoral alerta que quem não fizer a biometria terá o título de eleitor cancelado e, como consequência, não poderá votar nas eleições municipais do ano que vem para prefeito e vereador.

Luto em Rio Branco O prefeito de Rio Branco do Ivaí, Gerôncio Carneiro Rosa (PTB), decretou luto oficial por três dias no município, em função da morte do pioneiro João Gomes Louro, o conhecido João da Estrela. Ele foi vice-prefeito nos dois mandatos de Pedro Taborda Desplanchaes (2001-2004 e 2005-2008). Ele morreu na sexta-feira e seu corpo foi sepultado ontem. João da Estrela era pai do ex-prefeito Rui Manoel Lopes Louro, o Rui da Estrela.

Lâmpadas O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Pérola, Darlan Scalco (PSDB), defendeu nesta semana, em reunião do R-20 (vinte regionais de municípios), que o recolhimento das lâmpadas fluorescentes estocadas nas cidades - a chamada “logística reversa” - seja feito pelas empresas do setor, e não pelos municípios. Para Darlan, é fundamental que as empresas recolham as lâmpadas, cumprindo inclusive uma obrigação legal. 

Sem recursos “Os municípios não podem fazer isso porque este não é seu papel e porque estão sem recursos”, comentou Darlan Scalco. O presidente da AMP disse ainda que os municípios são aliados do Governo do Estado e de todos os integrantes do R-20 na melhoria da qualidade do meio ambiente, no apoio à reciclagem de materiais reaproveitáveis e na geração de empregos com a atividade.

Vapt Vupt

A Amuvi vem realizando sucessivas reuniões técnicas para discutir projetos de interesse dos municípios.
O presidente da Amuvi, prefeito Ylson Cantagallo, o Gallo, considera essas reuniões produtivas.      
A maioria das Câmaras de Vereadores da região retoma as sessões ordinárias nesta semana.
Na maioria dos casos, as câmaras voltam do recesso parlamentar com um pacote de projetos em pauta.