CIDADES

min de leitura - #

Pandemia muda tradições natalinas

DA REDAÇÃO

| Edição de 26 de novembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Passada a eleição, as prefeituras da região começam os preparativos para decoração natalina. Por conta da pandemia, algumas tradições devem ser deixadas de lado. A sempre disputada chegada de Papai Noel, por exemplo, está sendo retirada da maioria das programações. Em Apucarana, além do Bom Velhinho, a Aldeia do Noel e o trenzinho iluminado foram vetados. 

Segundo a Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultura e Turística (Promatur), a Praça Rui Barbosa, principais ruas comerciais do centro e pontos turísticos como o painel “Eu Amo Apucarana”, instalado no Parque Municipal Jaboti, vão receber os tradicionais ornamentos da época.
As regras do “Natal de Esperança em Apucarana” foram definidas pelo prefeito Júnior da Femac em reunião com as autoridades municipais em saúde pública. “Foi uma das condições impostas pelos profissionais da saúde para liberação da campanha que visa revestir Apucarana do verdadeiro espírito natalino, que é o sentimento de renovação e esperança de tempos melhores advindo do nascimento de Cristo, além de contribuir com o comércio local deixando a cidade atrativa para visitação de consumidores da cidade e região”, pontuou o prefeito.
Um local de grande visitação, a Praça Rui Barbosa vai contar com a presença de equipes técnicas da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) e agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), que vão se revezar em plantões para inibir aglomerações, cobrar o uso de máscara de proteção e fornecer álcool em gel para higienização das mãos. “A ornamentação da cidade será feita por uma empresa especializada que será contratada via licitação”, informa professora Maria Agar Borba, secretária da Promatur. A definição da vencedora acontece em pregão eletrônico, na modalidade menor preço, a ser realizado nesta terça-feira (01), a partir das 14 horas. 
Em Arapongas, a prefeitura também adiantou que vai instalar decoração natalina. A licitação para prestação de serviço será realizada nesta semana. O município também não vai instalar Casinha do Papai Noel.

REGIÃO
Em Ivaiporã, a decoração de natal foi iniciada com a manutenção da réplica da Torre Eiffel que também estará recebendo mais lâmpadas. Segundo o prefeito Miguel Amaral a ornamentação será realizada na área comercial, que compreende Praça França, Praça Manoel Teodoro da Rocha, Praça Japão, região do Banco Itaú, Praça Henrique Portelinha, Praça Mário Bonfim, Praça Manuel Marques Pereira, região da Estação Rodoviária e Parque Ambiental Jardim Botânico. A previsão da Prefeitura é que a ornamentação esteja concluída até 11 de dezembro.  (COM ASSESSORIA)