ESPORTES

min de leitura - #

Parque Biguaçu foi um dos mais fortes

Raul César dos Reis

| Edição de 09 de junho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Quando se fala em futebol feminino em Apucarana não tem como deixar de citar o desportista Antônio Madeira, mais conhecido como Toninho, 66 anos. Fundador da equipe do Parque Biguaçu, ele lembra de um tempo que deixou muitas saudades. 

“Mesmo com pouco dinheiro, no peito e na raça conseguia manter o time. Era um trabalho voluntário. Chegava a tirar dinheiro do próprio bolso, mas gostava do que fazia. Era por amor e hoje tenho muitas saudades daquela época”, disse Toninho que também tinha uma equipe masculina a ainda ajudava a treinar o time do Colégio Estadual Polivalente.
Toninho lembra que nos anos 90 havia muitos times femininos na cidade e região, “O meu time fazia amistosos em Califórnia, Arapongas, Rio Bom, Londrina, Cambira, além de participar de campeonatos e torneios na cidade. Nessas competições ganhei muitos troféus e a minha equipe era muito respeitada por onde jogava”, destacou Toninho, que por quase trinta anos esteve envolvido no esporte. 
Ele lembra com saudade do Torneio Frigofest que acontecia anualmente no Estádio Adilson Lázaro Ribeiro (Frigosanto) e era promovido pelo saudoso radialista Hairton Santos. Por quatro anos, o Biguaçu disputou este evento, sempre conseguindo boas colocações, principalmente no futebol feminino. 
Ele ainda destaca que o time do Biguaçu era uma família. “A equipe era muito unida e levava o futebol a sério. Ainda tenho contato com algumas jogadoras da época que lembram com saudades dos jogos que aconteciam aos domingos”, comenta. Com o passar dos anos e devido ao trabalho, Toninho acabou com o time, mas os troféus, bolas da época e fotos da equipe estão guardados com carinho em sua casa. R.C.R