CIDADES

min de leitura - #

Parque da Redenção deve ser reaberto em fevereiro

DA REDAÇÃO

| Edição de 19 de novembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que está sendo construída no Parque da Redenção em Apucarana, entra para a fase final de obras. A expectativa é reabrir o parque que está fechado há mais de dois anos e inaugurar o espaço no dia 11 de fevereiro, dia da santa, que é padroeira do município e da diocese.

Segundo o monsenhor Roberto Carrara, que assumiu a missão pelo Turismo Religioso do Parque da Redenção, a via sacra do parque – conjunto de esculturas que retrata a Paixão de Cristo - ainda deve levar mais pelo menos um ano para ficar pronta.
“A gruta já está em fase final e a gente quer inaugurar dia 11. Das mais de 30 imagens da via sacra, ainda precisamos da doação de mais cinco, de modo que estamos buscando as famílias mais tradicionais que podem doar uma imagem e, em forma de agradecimento, vamos colocar o nome da família sob os pés da imagem”, explica o padre.
Ainda conforme o monsenhor, a prefeitura também vai realizar melhorias no parque. “ A prefeitura vai realizar um trabalho de terraplanagem, cercar o vertedouro, enfim, trabalhos de melhorias. Mas o mais importante é que já terminamos a casa do caseiro que vai ficar lá para evitar furtos e vandalismo. Um poço artesiano que vai ofertar água potável para os devotos também foi finalizado”, detalha.
Há dois anos que o Parque da Redenção vem passando por uma revitalização. Com a cessão de uso à Mitra Diocesana, foram executadas algumas obras de infraestrutura, caso do desassoreamento da represa, e artísticas. A Mitra Diocesana já instalou esculturas de três arcanjos e finalizou um jardim em foram de Rosário.
Já a gruta de Nossa de Lourdes – cujo projeto remete à gruta original, em Lourdes, França - é construída em dois pavimentos, feita em concreto armado, está em fase de acabamento artístico. O espaço terá a imagem de Cristo Ressuscitado, além da imagem de Nossa Senhora de Lourdes. A gruta ainda vai ganhar uma cascata. 
Para atingir esses objetivos, o monsenhor Carrara pede doações. “Várias famílias e empresas já aderiram, mas faltam ainda algumas cotas para fechar. O turismo religioso em Apucarana será algo marcante e importante para a nossa região. Vai valer a pena, vai ficar muito lindo”, finaliza.
Interessados em colaborar devem procurar a a tesoureira da Campanha dos Devotos, Alexsandra Assis (3422-7140),