COLUNAS

min de leitura - #

PEC do Ratinhp Jr.

Editoria de Política

| Edição de 12 de dezembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Foi aprovada em segunda votação na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná desta quarta-feira a Proposta de Emenda à Constituição 01/2018, que permite a associação de municípios por meio de convênios, para a gestão de serviços de interesse comum. A PEC, de autoria do deputado Ratinho Júnior (PSD), entrou em tramitação no início do ano. Já naquele momento o governador eleito do Paraná diz que demonstrava preocupação com o desenvolvimento regional do Estado. “Precisamos fortalecer os municípios e dar suporte para que desenvolvam projetos que beneficiem a população. Sabemos que sozinho, muitas vezes, um município não consegue viabilizar as ações necessárias, mas em conjunto eles ficam mais fortes e podem planejar obras e ações demandadas por toda uma região”, explica Ratinho Júnior.

Articulação A parceria e apoio constante do Estado aos municípios, visando o fortalecimento das regiões fazem parte do Plano de Governo de Ratinho Júnior. Um exemplo é a articulação que será feita com as prefeituras para assegurar o funcionamento das Redes de Atenção à Saúde, a melhoria da Atenção Primária e o apoio aos Consórcios Intermunicipais.

Eleição na Amuvi Está tudo pronto para a eleição da nova diretoria da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), nesta sexta-feira, em Apucarana, no auditório do Conselho Regional de Engenharia (CREA). O diálogo prevaleceu e foi formada uma chapa de consenso, encabeçada pelo prefeito de Faxinal, Ylson Álvaro  Cantagallo (MDB), e o prefeito de Kaloré, Washington Luiz da Silva (PSDB). 

Aclamação A assembleia da Amuvi, que deverá aclamar a chapa única para o comando da associação, está prevista para começar às 16 horas. E, após os procedimentos estatutários, a Amuvi deve receber a visita do governador eleito Ratinho Júnior, acompanhado do futuro secretário do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega. Ambos têm suas raízes no Vale. 

Expectativa Prefeitos da Amuvi mantêm a expectativa de que o governador Ratinho Júnior, que é oriundo da região, acene com a possibilidade de atender demandas do Vale do Ivaí. “Temos convicção de que a região será contemplada com muitas obras e programas no governo de Ratinho Júnior”, avalia o prefeito de Apucarana e presidente da Amuvi, Beto Preto. 

Eleição na Amepar A Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) também realiza assembleia amanhã, em Arapongas, para eleição da nova diretoria para os próximos dois anos. O encontro dos prefeitos dos 22 municípios que integram a associação será realizado às 10 horas, na Chácara Toca do Lobo.
Chapa única Na Amepar também haverá chapa única concorrendo na eleição da nova diretoria. A chapa é encabeçada pelo prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), como presidente; de Alvorada do Sul, Marquinhos Pinduca (MDB), vice; de Sabáudia, Hugo Manueira (PSD), secretário; e de Ibiporã, João Coloniezi (MDB), tesoureiro.

Presenças O governador eleito Ratinho Júnior é esperado na reunião da Amepar em Arapongas, conforme seu desejo já manifestado de participar do encontro. Também estarão presentes o futuro secretário do Desenvolvimento Urbano, João Ortega, e deputado estadual e futuro chefe da Casa Civil, Guto Silva.

Comando do PSDB Informações de bastidores dão conta que o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, deverá assumir a presidência do Diretório Estadual do PSDB do Paraná, após a renúncia do cargo por parte do então presidente ex-governador Beto Richa. A princípio, o nome mais cotado era o do prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, que não deve assumir.

Bernardo Carli A governadora Cida Borghetti (PP) participou ontem da inauguração do Espaço Deputado Bernardo Guimarães Ribas Carli, na Assembleia Legislativa. Localizado no hall de acesso às salas da Mesa Executiva, o espaço homenageia o deputado estadual morto em julho deste ano. “Uma justa homenagem”, disse Cida, ao destacar a trajetória e as ações do deputado. 

Hospital A governadora lembrou que o Hospital Regional Centro-Oeste, que está sendo construído em Guarapuava e é a maior obra pública em execução pelo Governo do Estado, se chamará Hospital Regional Bernardo Ribas Carli. “Ele foi um grande entusiasta desta obra, que vai atender milhares de paranaenses”, disse.

Vapt Vupt

Prefeitos da região acreditam em boas parcerias com o futuro governo de Ratinho Júnior no Paraná.
Com os recursos cada vez mais escassos, a saída das prefeituras é buscar recursos estaduais e federais.      
A maioria das prefeituras da região está propondo elevação dos valores do IPTU de 2019.      
Projetos estabelecendo novas alíquotas do IPTU ainda estão sendo votados em vários municípios.