COLUNAS

min de leitura - #

Perfis dos gestores de Saúde

Editoria de Política

| Edição de 18 de janeiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A área técnica da Confederação Nacional de Municípios (CNM) fez um levantamento do perfil dos novos secretários estaduais de Saúde em todo o País. O levantamento constatou que a maioria é constituída por homens, com formação em ciências médicas, tem experiência em atenção e gestão de hospitais e algum tipo de pós graduação (de residência até doutorado). Alguns desses novos secretários já comandaram a política no âmbito municipal, caso do secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, hoje prefeito licenciado de Apucarana. Portanto, segundo a CNM, esses gestores conhecem a realidade e o desafio dos municípios na execução de ações e na manutenção de serviços de saúde. A CNM recomenda aos prefeitos para que, logo neste início de mandato, procurem fortalecer junto aos novos secretários a garantia dos serviços básicos à população.

Dialogando O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, segue dialogando com uma série de prefeitos, que estão visitando seu gabinete em Curitiba. “Nos últimos dias pude receber os prefeitos Alexandre Basso, Ademir Gouveia e Luiz Claudio Costa, de Nova América da Colina, São Sebastião da Amoreira e Balsa Nova, respectivamente. Também recebi o amigo de profissão, Dr. Sergio Rigon”. 

Entusiasmo O prefeito em exercício de Apucarana, Junior da Femac (PDT), está entusiasmado com a organização da festa dos 75 anos de Apucarana. “Trata-se de um momento muito especial, porque nossa cidade está avançando em desenvolvimento e ocupando espaço no cenário político paranaense”, destaca Junior, que está dedicando especial atenção à programação do aniversário. 

Ratinho em Ivaiporã O prefeito de Ivaiporã, Miguel Roberto do Amaral (PSDB), acertou com o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu), João Carlos Ortega, a inauguração do projeto Meu Campinho e da quadra de grama sintética na Vila Monte Castelo. Será em data a ser definida, mas desde que com a presença do governador Ratinho Jr.

Obras dele Segundo o prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, tanto o Meu Campinho como a quadra sintética da Vila Monte Castelo são obras viabilizadas por intermédio de Ratinho Junior quando ele ainda era secretário do Desenvolvimento Urbano. Sendo assim, as inaugurações serão feitas quando ele tiver espaço na sua agenda como governador. 

Extraordinárias A Câmara de Arapongas interrompeu o seu recesso. Vereadores foram convocados pelo presidente da Casa, Osvaldo Alves dos Santos (PSC), o Osvaldinho, para duas sessões extraordinárias uma ontem e outra hoje no mesmo horário, às 10h. O Legislativo está votando projeto de lei do Executivo que doa terreno ao Instituto Federal do Paraná (IFPR).
Conquista Para o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), a instalação do IFPR em Arapongas é uma das mais importantes conquistas da história do município na área da educação. O terreno a ser doado para instalação do campus mede 155 mil m2, localizado atrás do Expoara. Projeto foi aprovado por unanimidade ontem em primeira votação.

Posse no TCE-PR O conselheiro Nestor Baptista toma posse na próxima quarta-feira (23 de janeiro), às 15 horas, como presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR. Também assumem a diretoria do órgão o vice-presidente Fábio Camargo e o corregedor-geral Ivens Linhares. Eles foram eleitos pela Corte no dia 12 de dezembro do ano passado.

Terceira vez Nestor Baptista, que em setembro completará 30 anos como conselheiro do TCE-PR, exercerá a presidência do tribunal pela terceira vez. As demais foram nos biênios de 1994/1995 e 2007/2008. Ele substitui o conselheiro Durval Amaral, que presidiu a corte nos biênios de 2017/2018. Solenidade deverá ter a presença do governador Ratinho Jr. (PSD) e outras autoridades.

FPM Prefeituras receberam ontem o segundo repasse de janeiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O valor repassado é 6,14% maior em relação a igual período do ano passado em termos nominais. A soma das duas transferências deste mês registra um crescimento de 15,61% em relação ao mesmo período de 2018. Com a inflação o resultado é de 11,76%.

Maiores repasses Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), historicamente nos três primeiros meses do ano o FPM registra os melhores repasses para os municípios em função de um maior volume de vendas do comércio no final do ano, com as festas natalinas, e no início através das promoções de liquidações.

Vapt Vupt

Projetos de geração de emprego e renda fazem parte da prioridade dos municípios do Vale do Ivaí neste ano.         
Prefeitos do Vale apostam nos planos do governador Ratinho Junior para implementar projetos econômicos.           
A Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) quer trabalhar em conjunto com o Estado em várias áreas.         
E a área de geração de emprego e renda será olhada com mais atenção pela Amuvi neste e nos próximos anos.