CIDADES

min de leitura - #

Pesquisa vai ouvir quase 400 empresas de Ivaiporã

DA REDAÇÃO

| Edição de 04 de maio de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Uma pesquisa sobre os impactos econômicos da Covid-19 nas empresas será a primeira ação do Plano de Retomada da Economia desenvolvido pela Prefeitura de Ivaiporã em parceria com o Sebrae. O levantamento teve início ontem e vai até 14 de maio. 

Serão ouvidas 391 empresas de Ivaiporã, de diferentes setores, divididas entre micro e pequenas, médias e grandes, além de microempreendedores individuais. Hoje, a cidade conta com cerca de 3,5 mil negócios ativos em 31 segmentos econômicos.
Os empresários serão convidados a responder questões relacionadas aos impactos causados pela pandemia, os procedimentos adotados para superar a crise, evolução no faturamento, negociação com fornecedores, acesso a crédito e empréstimos, índice de inadimplência, emprego, entre outros. A estimativa é que os participantes levem 9 minutos para responder todas as perguntas por meio de um formulário online.
A pesquisa possui base estatística, margem de erro de 4% e grau de confiança de 95%. A consultora do Sebrae/PR, Joelma Barbosa Katto, explica que os resultados vão auxiliar a força-tarefa a definir as prioridades e tomadas de decisão. A expectativa é que as ações desenhadas pelo resultem na geração de mais empregos, atração de investimentos e aumento da arrecadação de impostos para o município.  
O secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Agronegócio de Ivaiporã, Alex Sandro Aparecido Geremias da Fonseca, diz que o Plano de Retomada é um dos pilares de um extenso programa focado no desenvolvimento da cidade. “Estamos envolvendo toda a sociedade, não apenas para trabalhar de forma transparente, mas também para seremos ‘cirúrgicos’ nas ações e atendermos de forma precisa as necessidades das empresas e os principais segmentos afetados pela pandemia”, explica