POLÍTICA

min de leitura - #

PGR mantém pedido de arquivamento de investigações

DA REDAÇÃO

| Edição de 18 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) reiterou nesta quinta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) o pedido de arquivamento das investigações de deputados bolsonaristas no inquérito que investiga o financiamento e a organização de atos antidemocráticos.

Em manifestação ao STF, o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, afirmou que “não se pode prolongar investigações sabidamente infrutíferas, apenas por motivações como a de que, talvez, em algum momento indefinido no tempo, possam vir a surgir indícios contra os investigados, ou, ainda, como forma de se evitar que esses mesmos agentes voltem a delinquir”.
O novo parecer foi enviado pela PGR por determinação do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso. O mesmo pedido já havia sido formulado pela PGR no último dia 4.
Moraes requereu esclarecimentos sobre o pedido de arquivamento antes de decidir sobre a continuidade ou não das investigações que envolvem os parlamentares. Isso porque a Polícia Federal propôs aprofundar linhas de investigação sobre o caso.
Investigadores ouvidos pela TV Globo classificaram o pedido de arquivamento como prematuro porque ainda existem fatos a serem apurados, que podem atingir autoridades com foro no STF.
A PGR, no entanto, defende que as apurações sigam na primeira instância da Justiça sob o argumento de que não há conexão clara com pessoas com foro privilegiado.