CIDADES

min de leitura - #

Pintura da Catedral de Apucarana é restaurada

Aline Andrade

| Edição de 10 de julho de 2019 | Atualizado em 09 de julho de 2019

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Quem entra na Catedral Nossa Senhora de Lourdes nos últimos dias tem encontrado uma ‘decoração’ diferente no altar da igreja. São vários andaimes, com 15 metros de altura cada um, que foram cuidadosamente instalados com um propósito muito nobre: a revitalização da pintura da abóbada do Presbitério. 

Imagem ilustrativa da imagem Pintura da Catedral de Apucarana é restaurada

Datada da década de 70, a pintura feita pelo artista Henrique Aragão retrata o povo de Deus indo ao encontro do Cristo ressuscitado e é uma das principais atrações da igreja, tida como um dos cartões postais de Apucarana. 
Com um investimento de R$ 40 mil, a obra de arte está passando por uma limpeza completa e restauração por conta de algumas infiltrações que aconteceram ao longo do tempo e prejudicaram alguns pontos da pintura. “Este trabalho deve ter duração de dois meses, então, até setembro a restauração estará concluída”, garantiu monsenhor Roberto Carrara, pároco da Catedral. 
O trabalho está sendo realizado pelo casal de restauradores Ricardo Pereira Moreira e Tailana Janoski. O baiano e a curitibana se conheceram em Ouro Preto, Minas Gerais, em um curso de aperfeiçoamento das técnicas de restauração sacra. Moreira conta que já eles já trabalharam com diversas obras de arte pelo Brasil e em Lisboa, Portugal, e destaca a proposta de restauração da pintura de Apucarana, que foge dos padrões de conservação. 
“É a primeira vez, em anos de trabalho, que fazemos restauração de arte moderna. Achei muito interessante essa proposta de trabalhar com uma obra mais contemporânea”, conta o restaurador, que conta ainda com a ajuda de dois funcionários da paróquia para realizar o trabalho. 
“Estes trabalhos de recuperação são extremamente importantes pois nossa Catedral é uma pérola, uma joia bonita e não podemos permitir que a ação do tempo deteriore um espaço tão importante”, afirmou monsenhor Roberto Carrara, que revelou ainda que outras melhorias devem acontecer na parte externa da igreja. “Uma nova pintura para a fachada da Catedral já está programada para ser realizada até o final do ano”, garantiu o pároco. (ALINE ANDRADE)