CIDADES

min de leitura - #

PLANTIO DE MUDAS NO JABOTI

DA REDAÇÃO

| Edição de 22 de setembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Dia da Árvore foi comemorado simbolicamente ontem com ao plantio de 20 mudas de palmeiras no entorno da Secretaria Municipal da Meio Ambiente, no Lago Jaboti. Devido às restrições impostas pela pandemia eventos mais abrangentes, envolvendo estudantes, não puderam ser realizados.

“Uma consciência sobre a importância da árvore deve ser constante, mas em datas como a de hoje vale destacar alguns de seus benefícios na vida do ser humano. Sem mencionar dados mais técnicos, na praticidade do dia a dia ela proporciona sombreamento, propicia um microclima ameno, permitindo temperaturas mais baixas no verão e menos frias no inverno. As árvores fazem esse controle de temperatura”, relaciona o secretário municipal do Meio Ambiente, Sérgio Bobig. 
De acordo com Bobig esses benefícios deveriam pesar mais do que os transtornos alegados para os pedidos de corte de árvores que chegam a Secretaria do Meio Ambiente. “Temos pelo menos 900 solicitações de corte e podas de árvores no momento. As justificativas vão deste a sujeira causada pelas flores e folhas, entupimento de calhas e quebras de calçada pelas raízes”, informa Bobig.
Seguindo as diretrizes do Plano Municipal de Arborização, Apucarana fez nos últimos anos o plantio de mais de 17 mil árvores na área urbana. São espécies de porte menor que causam menos conflitos com a rede de energia e diminuem os riscos com a queda de galhos.