CIDADES

min de leitura - #

Policiais recebem homenagens nos 163 anos da PM

Renan Vallim

| Edição de 11 de agosto de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Uma solenidade na sede do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Apucarana marcou o aniversário de 163 anos da Polícia Militar (PM) do Paraná. O batalhão realizou ainda outros eventos alusivos à data, como exposição, visitas à unidade uma apresentação da banda da PM.

Imagem ilustrativa da imagem Policiais recebem homenagens nos 163 anos da PM
Homenageados desfilaram com a tropa e saudaram as autoridades presentes | Foto: TNOnline

O ponto alto da cerimônia de ontem foi a condecoração de oito membros da corporação. Os terceiro-sargentos Paulo Ternoski e José Kleber Aguiar ganharam a medalha de ouro, destinada ao policial militar que completou 30 anos de serviço ativo.
Já a medalha de prata é concedida ao militar estadual que completou 20 anos de serviço ativo e a de bronze, para quem completou 10 anos. 
Na solenidade, o capitão Vilson Laurentino da Silva fez a leitura da ordem do dia alusiva aos 163 anos da Polícia Militar, redigida pelo coronel Maurício Tortato, comandante-geral da PMPR. A tropa ainda desfilou em continência às autoridades.
A cerimônia foi prestigiada pelo vice-prefeito de Apucarana, Junior da Femac, do tenente-coronel Alberto Guerato Junior, representando o comando do 30º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMec), do tenente-coronel José Francisco Cardoso, comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar (10º BPM), do capitão Roberto Geraldo Coelho, comandante do 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente (SBGI), e demais autoridades.
Nesta semana, o 10º BPM promoveu uma exposição, onde os visitantes conferir uniformes atuais e antigos, equipamentos de segurança, medalhas e outros objetos que fazem parte da história do batalhão.
O evento, encerrado na noite de anteontem, contou ainda com a apresentação dos cães do Canil da corporação.
Outro evento alusivo ao aniversário da PM paranaense é a apresentação da Banda de Música da Polícia Militar do Paraná. O Cine Teatro Fênix recebe a banda dia 20, a partir das 20 horas. 
Os ingressos devem ser trocados, antecipadamente, por um brinquedo novo ou em bom estado de conservação na sede do 10º BPM (BR 376 – saída para Maringá), no Corpo de Bombeiros (Rua Ponta Grossa) ou no posto policial da Praça Rui Barbosa. (RENAN VALLIM)