CIDADES

min de leitura - #

Prefeitura firma parceria em projeto de ecoterapia

Da Redação

| Edição de 03 de março de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito Junior da Femac (PDT) recebeu nesta semana, no gabinete municipal, membros da diretoria da Associação Paranaense Amigos do Cavalo (APAC), quando foi discutida e estabelecida uma parceria para atividades envolvendo alunos da rede municipais de ensino. A APAC utiliza o espaço da Sociedade Rural de Apucarana para desenvolver com cavalos atividades sociais, esportivas, bem como um projeto de ecoterapia. “Nossa associação é a única organização sem fins lucrativos no Paraná a incentivar a prática dos esportes equestres entre crianças e adolescentes”, explica a presidente da APAC, Aline Maria Ceranto Lucarellis. 

“Através dessa parceria nossos alunos terão a oportunidade de visitar essa estrutura da APAC e ter contato com animais. Vamos agregar essa atividade no currículo da Autarquia Municipal de Educação, a quem cabe definir a melhor forma de colocar em pratica essa nova oportunidade de experiência aos nossos alunos”, disse Junior da Femac.
As atividades desenvolvidas pela APAC envolvem dois ramos de trabalho com eqüinos: o de esportes eqüestres (escola de equitação, 3 tambores, 6 balizas, laço em dupla e ranch sorting), além da equitação terapêutica. 
Equitação Terapêutica é voltada para portadores de necessidades especiais, como síndrome de down e autismo. A associação ainda oferece aulas de equitação para crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade social, que praticam os esportes de “baliza e tambor” e estão aptos a participar de campeonatos, provas e competições em Apucarana e região.
A reunião contou com a participação do deputado estadual Arilson Chiorato (PT), e do vereador Lucas Leugi (Rede), apoiadores da associação. Também estavam presentes a secretária e o secretário de esportes da APAC, Marienen Bertasso de Oliveira e Hugo Lucarellis, respectivamente.  (EDITORIA DE CIDADES)