CIDADES

min de leitura - #

Prefeitura instalou mais de mil lixeiras

Da Redação

| Edição de 16 de maio de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

No início da gestão Beto Preto, o número de lixeiras existentes em Apucarana era bem reduzido, somando em torno de 200. A partir de então, o município iniciou um processo de substituição por um novo padrão e de instalação em locais onde este dispositivo não existia. O trabalho de ampliação está na quinta etapa e atualmente já existem mais de mil lixeiras, espalhadas pela área central, parques, praças, bairros e distritos. 

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, afirma que nesta semana foi iniciada mais uma etapa, com a instalação de 77 novas lixeiras. “É um trabalho contínuo, com o objetivo de deixar as ruas e parques mais limpos e adequados para a circulação de pessoas. Por isso, já está em andamento o processo de aquisição de mais 300 unidades visando a próxima etapa”, salienta Junior da Femac. 
As lixeiras seguem o novo padrão do equipamento aprovado pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan). “São maiores que as antigas, possuindo 60 cm de altura e 42 cm de diâmetro. São de ferro e contam com um suporte interno removível, facilitando o manuseio da coleta do lixo”, detalha Carlos Mendes, superintendente do Idepplan. 
O superintendente do Idepplan acrescenta que nos bairros a Prefeitura está instalando as lixeiras junto a prédios públicos, como escolas, unidades de saúde e centros da assistência social. “Também as praças que estão sendo revitalizadas nos bairros estão recebendo os novos equipamentos”, completa.  
Nesta etapa, também serão atendidos pontos nas praças Rui Barbosa e Interventor Manoel Ribas (Redondo). “Já na área central, estamos trabalhando com a meta de que em cada quadra existam pelo menos oito lixeiras”, reforça Mendes.