COLUNAS

min de leitura - #

Projetos alterados

Editoria de Política

| Edição de 09 de dezembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), enviou à Câmara de Vereadores, na tarde de sexta-feira, dois substitutivos a projetos de lei que já tramitam no Legislativo. Um que faz algumas alterações na Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2018 e outro que promove mudanças no Plano Plurianual (PPA). Segundo o presidente da Câmara, Mauro Bertoli (DEM), os substitutivos vão seguir os prazos regimentais, tramitando pelas comissões permanentes e também ficando à disposição da população para apreciação. Passada esta fase, Bertoli vai convocar uma nova audiência pública de apresentação desses dois projetos e, em seguida, sessões específicas para discussão e votação em plenário da Casa. Em função disso, a Câmara terá sessões até o final do ano, ou seja, durante o recesso parlamentar que se inicia no próximo dia 20.

Sessão cheia A Câmara de Vereadores de Apucarana realiza sessão ordinária nesta segunda-feira, a partir das 16 horas. Da pauta de votação constam oito projetos de leis de autoria dos vereadores, um projeto de decreto legislativo e dois requerimentos. Seis dos projetos de lei já foram aprovados em primeira discussão.

Cigarros Um projeto de lei que deverá gerar discussão na sessão de amanhã da Câmara de Apucarana é de autoria do vereador Gentil Pereira (PV). Seu projeto proíbe a exposição das embalagens de cigarros e assemelhados nos pontos de venda do município. A matéria mexe diretamente com proprietários de bares, lanchonetes e lojas de conveniência.

Fora da pauta O projeto substitutivo do vereador José Airton Deco de Araújo (PR), que proíbe a difusão e discussão da chamada “ideologia de gênero” nas escolas municipais, não vai entrar na pauta de votação amanhã. Segundo o assessor jurídico da Câmara, Petrônio Cardoso, o pedido de parecer vai demorar para ser dado, devido ser assunto complexo.

Novo ofício Nesta semana, o vereador Lucas Leugi (Rede) voltou a pedir a aprovação de ofício endereçado à Viapar para que envie um de seus diretores para uma reunião na Câmara de Apucarana. Leugi insiste que a empresa precisa responder sobre seu pedido de desconto nas tarifas de pedágio para apucaranenses em Arapongas e Mandaguari.

Pré-candidato O delegado-chefe da 17ª Subdivisão Policial, José Aparecido Jacovós, se diz pré-candidato a deputado estadual em 2018. Ele observa que está há mais de trinta anos na polícia e pretende se aposentar em 2019. A partir de então, quer dar sua colaboração aos paranaenses participando da política. Jacovós deve concorrer pelo PSD.
Denúncia I O deputado federal Rubens Bueno (PPS) enviou ofício ao ministro do Trabalho e Previdência Social (MTE), Ronaldo Nogueira de Oliveira, pedindo informações sobre a situação das agências do MTE no Paraná. Ao mesmo tempo, ele denuncia a situação precária da unidade de Apucarana pela falta de funcionários.

Denúncia II Segundo Rubens Bueno, a agência do Ministério do Trabalho em Apucarana está numa situação lastimável, conforme ele pode verificar in loco e o problema aumentou mais ainda com o fechamento do posto de atendimento de Arapongas. Bueno pede ao Ministério do Trabalho solução urgente para ambos os casos.

Prêmios do IPTU A Prefeitura de São João do Ivaí vai sortear vários prêmios entre os contribuintes que recolherem em dia o IPTU. Trata-se da promoção “IPTU Premiado”, que visa incentivar as pessoas a recolher o imposto, contribuindo desta forma com o aumento da arrecadação. Sorteio dos prêmios será no dia 6 de janeiro.

Na Europa O governador Beto Richa (PSDB) viajou ontem para a Europa, onde cumpre agenda na Alemanha e Suíça. Ele só deve retornar no próximo sábado. Na Alemanha o governador vai receber prêmio pelo desempenho da Sanepar no tratamento de esgoto e, na Suíça, ele visitará organismos da ONU.

Cida no cargo Nesta segunda-feira, às 10h, a vice Cida Borghetti (PP), que assumiu o cargo de governadora interina, vai assinar convênios para repasse de recursos a municípios de todas as regiões do Estado. São recursos para projetos de infraestrutura urbana, agricultura, segurança pública e esporte.

Vapt Vupt

Cartórios eleitorais de São João do Ivaí e Manoel Ribas fazem plantão hoje para realizar revisão biométrica.              
Em São João do Ivaí o Cartório Eleitoral vai atender eleitores das 12 às 18h, em Manoel Ribas das 9 às 17h.
Maioria dos municípios que passaram por revisão biométrica acabou perdendo parte dos eleitores.    
Em função disso, cartórios eleitorais e prefeituras têm feito campanhas de incentivo aos eleitores.