COLUNAS

min de leitura - #

Promulgação de leis

Editoria de Política

| Edição de 12 de maio de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente da Câmara de Apucarana, Luciano Molina (Rede), vai promulgar nesta segunda-feira três leis de autoria dos vereadores e aprovadas em plenário, que não foram sancionadas pelo Poder Executivo dentro do prazo legal. A promulgação dessas leis será feita em seu gabinete, logo após encerramento da sessão ordinária, que será realizada a partir das 16 horas. Luciano Molina vai promulgar as seguintes leis: de autoria sua e do vereador Edson da Costa Freitas (Cidadania), que proíbe o fornecimento de canudinhos de plástico nos estabelecimentos comerciais; do vereador José Airton Deco de Araújo (PR), que obriga bancos a ter estacionamentos para clientes; e outra também do Deco que obriga bancos a colocar vigilância armada em caixas eletrônicos fora do horário de expediente bancário.

Sessão Na sessão ordinária desta segunda-feira da Câmara de Apucarana constam da ordem do dia cinco projetos de lei de autoria dos vereadores e um do Executivo. Todos os projetos do Legislativo estão em redação final. Destaque para o projeto dos vereadores Rodolfo Mota (PSD), Franciley Preto Godói Poim (PSB) e Deco (PR), que concede título de cidadania ao apresentador Ratinho, do SBT.

Jardim Curitiba O vereador Marcos da Vila Reis (PSD) agradeceu nesta semana ao prefeito Junior da Femac pelas melhorias realizadas no Jardim Curitiba como o cascalhamento e as placas de sinalização na saída do bairro feitas pela equipe do secretário Jayme Gonçalves, através do pátio de máquinas. Também foram feitas melhorias nas ruas do Jardim Curitiba e do Distrito de Vila Reis. “Os problemas foram solucionados”, disse o vereador.

Tristeza Ao participar ontem da inauguração de trecho de asfalto, na ligação da cidade com o Contorno Norte, em Apucarana, o deputado federal Aliel Machado (PSB) lamentou o atual estágio da política no Brasil. “É um momento muito triste com a retirada de recursos da saúde e da educação, além de ataque aos direitos previdenciários dos trabalhadores; o momento também é de muita preocupação com o desemprego”, lamentou o parlamentar. 

Comemoração Proprietários rurais e donos de pesqueiros na região do Barreiro, em Apucarana, comemoraram ontem a entrega do asfalto ligando a cidade com o Contorno Norte. “Vamos deixar de dar uma volta de 8 km, diariamente, e economizar muito combustível”, afirmou Zacaria Baganha, da Associação dos Moradores do Barreiro. A obra também irá beneficiar o turismo rural e o turismo religioso na região.
Beto Preto O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, não participou ontem da solenidade de inauguração do asfalto, na ligação da cidade com Contorno Norte. O prefeito Junior da Femac justificou que ele está dedicando atenção especial ao seu pai, Pedro Preto, que se recupera de uma enfermidade. A obra foi projetada e licitada em dezembro, quando Beto Preto era o prefeito.

Redenção Outro que comemorou a entrega do asfalto na ligação da cidade com o Contorno Norte foi o padre Roberto Carrara. Ele abençoou a obra e lembrou que, a partir de agora, o acesso ao Parque Eco Religioso da Redenção será bem mais fácil, e que isso contribui para ampliar a visitação. Atualmente, o parque está passando por melhorias e reformas. 

Bloqueado Pelo menos 237 municípios, em todo o País, tiveram os recursos bloqueados, anteontem, no primeiro repasse de maio do FPM. O principal motivo foi a falta de homologação nas informações referentes ao 6º bimestre de 2018 dos gastos com saúde no Sistema de informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops). O montante bloqueado é de R$ 237 milhões. O desbloqueio poderá ser feito em 72 horas após a regularização das informações.

Noite do Temer I O ex-presidente da República Michel Temer (PMDB) passou a segunda noite preso na sede da Polícia Federal na Lapa, Zona Oeste de São Paulo, onde está preso desde quinta-feira. Na primeira noite, Temer ficou em uma sala pequena, de 20 metros quadrados. O local não tinha banheiro privativo.

Noite do Temer II Já na noite de sexta-feira, Michel Temer foi transferido para uma sala com uma cama de solteiro, uma mesa e um banheiro, localizada no 10º andar da sede da PF em São Paulo. No primeiro dia preso, Temer dispensou o banho de sol, mas pediu para caminhar no corredor.

Vapt Vupt

O vereador Deco agradece à Prefeitura de Apucarana pelas melhorias na Rua Bygton no Jardim Trabalhista.       
De outro lado, Deco insiste que a Prefeitura de Apucarana alargue a Av. Santa Catarina, perto do Cisvir.         
Prefeituras do Vale, em sua maioria, estão investindo pesado em obras de pavimentação asfáltica.           
Municípios da região estão sendo beneficiados pelo governo do Estado com obras de infraestrutura urbana.