POLÍTICA

min de leitura - #

Ratinho Jr. assume governo na terça

Edison Costa

| Edição de 29 de dezembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O governador eleito do Paraná, deputado estadual Carlos Roberto Massa Junior (PSD), o Ratinho Junior, 37 anos, vai tomar posse neste dia 1º de janeiro, em cerimônia prevista para começar às 9 horas, no Palácio Iguaçu. Ele preferiu que a solenidade fosse realizada bem cedo porque pretende viajar a Brasília logo em seguida para acompanhar a posse do presidente eleito da República, Jair Bolsonaro (PSL), prevista para as 15 horas.

Imagem ilustrativa da imagem Ratinho Jr. assume governo na terça

A posse deverá ser prestigiada por prefeitos de todo o Paraná, em especial do Norte e do Vale do Ivaí, uma vez que Ratinho Júnior nasceu em Jandaia do Sul.
Ratinho Junior e seu vice Darci Piana (PSD), devem chegar à Assembleia Legislativa do Paraná por volta das 8 horas, acompanhados de suas esposas, Luciana Saito Massa e Maria José Piana, respectivamente. Eles serão recebidos pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB), na rampa principal do Complexo Legislativo Anibal Khury. Em seguida, se dirigem ao Salão Nobre, onde será aberta a sessão de posse na Assembleia, às 8h30. 
Antes, Traiano vai designar uma comissão de deputados para acompanhar Ratinho Jr e Piana ao plenário, suspendendo os trabalhos. Às 8h35, a sessão será reaberta, seguindo-se a leitura da composição da Mesa e a execução do hino nacional. Após o discurso de saudação, o presidente da Alep convidará o governador a prestar o compromisso constitucional. Caberá ao primeiro secretário, deputado Plauto Miró Guimarães (DEM), a leitura do termo de posse. 
Mesmo ritual será repetido com o vice-governador Darci Piana. Em seguida, ambos assinarão o livro de posse. Traiano declarará governador e vice empossados em seus respectivos cargos. Luciana Massa e Maria José Piana receberão ramalhetes de flores. 
A cerimônia terá sequência com o discurso de Ratinho Junior e terminará com os agradecimentos do presidente do Legislativo aos presentes. 
Em seguida, o governador passará em revista à tropa da Polícia Militar na rua, em frente à Assembleia, em direção ao Palácio Iguaçu, onde será recebido às 9 horas pela governadora Cida Borghetti (PP) para a transmissão de cargo.
Ratinho Junior foi eleito governador do Paraná em primeiro turno no pleito do dia 7 de outubro. Ele obteve 3,2 milhões de votos válidos (59,9%), ficando bem à frente da segunda colocada Cida Borghetti, que fez 831,3 mil (15,5%).
JANDAIENSE
O governador eleito nasceu em 19 de abril de 1981. É filho do apresentador do SBT, Carlos Roberto Massa, o Ratinho, e de Solange Martinez Massa.
Ratinho Junior é casado desde 2003 com Luciana Saito Massa e tem três filhos: Alana, Yasmin e Carlos Roberto Massa Neto. Formado em marketing e propaganda, possui pós-graduação em direito de estado e especialização em administração tributária e reforma fiscal e sociedade. O empresário já trabalhou em emissoras de rádio e de TV.
Em 2002, aos 21 anos, foi eleito deputado estadual, cargo que voltou a ocupar após as eleições de 2014, quando teve mais de 300 mil votos.
Ratinho também se candidatou à Prefeitura de Curitiba, em 2012, sendo derrotado por Gustavo Fruet (PDT).
Foi deputado federal por duas legislaturas, de 2007 a 2011, pelo PPS, e de 2011 a 2015, pelo PSC. Ele se licenciou do segundo mandato para assumir o cargo de secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano. Ratinho também já foi presidente do Paraná Cidade.