COLUNAS

min de leitura - #

Recursos para o Providência

Editoria de Política

| Edição de 16 de junho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), recebeu ontem em seu gabinete o deputado estadual Alexandre Curi (PSB), que está percorrendo o Norte do Paraná neste fim de semana. De família tradicional na política paranaense, Curi recebeu do prefeito Beto Preto uma importante reivindicação. Trata-se da liberação de convênio firmado em março com a Secretaria de Estado da Saúde, na época ainda capitaneada pelo secretário Michele Caputo Neto. O convênio previa o repasse de R$ 12 milhões destinados à construção da maternidade do Hospital da Providência. Com a transição de governo, o convênio não andou. O município e a entidade filantrópica receberam a informação de que não existem recursos disponíveis no momento. Alexandre Curi se comprometeu a conversar com a governadora Cida Borghetti e com o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, para tentar resgatar o convênio.

Força Política O deputado Alexandre Curi, que é um campeão de votos no Estado e que trabalha para se reeleger no seu quinto mandato, tem bastante força política junto ao governo. “Esperamos dispor da ajuda do Alexandre Curi, para retomar esse projeto, que é de grande importância para Apucarana e região”, comentou o prefeito Beto Preto.

Amuvi A Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) deverá realizar em dezembro eleição para escolha da nova diretoria para os próximos dois anos. Um dos nomes ventilados para disputar a presidência é o do prefeito de Kaloré, Washington Luiz da Silva (PSDB). Ele seria um nome de consenso para suceder o prefeito de Apucarana, Beto Preto.

Extraordinárias O presidente da Câmara de Vereadores de Apucarana, Mauro Bertoli (DEM), convocou sessões extraordinárias para segunda, terça e quarta-feira, às 15h30, para votação de alguns projetos encaminhados em regime de urgência pelo Poder Executivo. As sessões ainda serão realizadas no salão nobre da Prefeitura.

Projetos Entre os projetos de lei do Executivo que serão analisados na sessão extraordinária, destaca-se o que prorroga mais uma vez o prazo de permissão de uso dos espaços públicos utilizados por empresas e prestadores de serviços no Terminal Urbano. O prazo, que venceria neste mês, está sendo prorrogado até 30 de junho de 2019.

Palestra O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSC), assistiu a palestra do diretor do Banco Mundial, Martin Raiser, quarta-feira à noite no Cine Mauá, e saiu empolgado com o que ouviu. “Poder acompanhar a experiência deste grande economista é enriquecedor para todos da sociedade civil, lideranças políticas e empreendedores”, disse.
Leilão A Prefeitura de Marilândia do Sul conseguiu arrecadar em torno de R$ 100 mil com o leilão de bens inservíveis realizados nesta semana. Segundo o prefeito Aquiles Takeda (PV), o recurso vai se somar agora ao orçamento do município, ao mesmo tempo que a Prefeitura acabou fazendo uma limpeza do parque rodoviário.

Regularização O prefeito de Rosário do Ivaí, Ilton Kuroda (PSC), avisa que até o dia 20 deste mês ainda serão aceitos pedidos de regularização fundiária, desde que procurem o escritório local da Emater para cadastro. A princípio serão atendidos 25 proprietários rurais que não conseguiram fazer no prazo, mas outros também poderão ser atendidos.

Com Ratinho Jr. Os presidentes licenciados da Fecomércio, Darci Piana, e da Fiep, Edson Campagnolo, participaram anteontem, em Curitiba, da reunião semanal da equipe de pré-campanha do candidato ao governo Ratinho Júnior PSD). Ambos já estão integrados ao grupo e auxiliam na elaboração do projeto de governo. Darci Piana e Campagnolo devem disputar cargo eletivo em outubro.

Comentarista O ex-presidente Lula (PT) será comentarista esportivo durante esta Copa do Mundo, que foi aberta anteontem. O jornalista José Trajano anunciou na sua conta do Twitter que receberá comentários escritos pelo ex-presidente em cartas que serão lidas em um programa diário de televisão.

Na TVT Nas redes sociais, Trajano disse que Lula vai comentar os jogos na TVT, emissora educativa outorgada à Fundação Sociedade Comunicação Cultura e Trabalho, entidade cultural sem fins lucrativos, mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.

Vapt Vupt

A Câmara de Vereadores de Jandaia do Sul fará sessão solene no próximo dia 18, às 20 horas.
Na sessão, a Câmara de Jandaia fará entrega do título de Cidadão Benemérito ao sr. Luiz Antônio dos Santos.    
Na sessão da última segunda-feira, a Câmara de Jandaia aprovou um pacote de requerimentos e indicações.
Não só em Jandaia, como em outras câmaras da região, vereadores fazem pacotes de pedidos.