COLUNAS

min de leitura - #

Referência no esporte

Editoria de Política

| Edição de 25 de fevereiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O apoio de Apucarana ao esporte foi exaltado anteontem, em workshop da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e da Secretaria de Estado do Esporte e Turismo do Paraná, realizado em Maringá. O secretário Douglas Fabrício discursou na abertura do seminário denominado “Projetos Esportivos e Sociais: Alternativas de Financiamento”, para prefeitos e secretários de trinta e cinco municípios da região noroeste do Estado. Ele também ministrou palestra em outro evento paralelo dirigido a profissionais de Educação Física e lideranças do segmento esportivo, de mais de sessenta municípios, ocasião em que também destacou a importância de as prefeituras investirem no incentivo ao esporte. Apucarana esteve representada pela secretária de Esportes, Jossuela Pinheiro.

Estrutura O secretário Douglas Fabrício elogiou as estruturas físicas de Apucarana na área de esportes, bem como a disposição do prefeito Beto Preto (PSD) em sediar os Jogos da Juventude, Jogos Escolares do Paraná e Jogos Abertos do Paraná. “A cidade já sediou quatro competições e neste ano irá sediar mais duas”, destacou Fabrício.

Exemplo Apresentando Apucarana como exemplo a ser seguido por todos os municípios paranaenses, Douglas Fabrício enalteceu o comprometimento do prefeito com o esporte. “Apucarana está sendo vista como capital do esporte no Estado e tenham certeza de que essa conduta ajudou muito na reeleição do prefeito Beto Preto”, frisou.

Fechada O presidente da Câmara de Apucarana, vereador Mauro Bertoli (DEM), assinou ontem decreto estabelecendo o funcionamento do Legislativo no feriado de carnaval. A Casa de Leis ficará fechada nos dias 27 e 28 de fevereiro (segunda e terça). As atividades normais serão retomadas na quarta-feira (1º de março), a partir das 8 horas.

Sessão Já a sessão ordinária da Câmara de Apucarana que seria realizada na segunda-feira foi transferida para a quinta-feira (2 de março), a partir das 20 horas. Mauro Bertoli pede aos vereadores que estejam todos presentes na sessão de quinta-feira, uma vez que há vários projetos e requerimentos na ordem do dia a serem analisados.

Assembleia O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir), prefeito Aquiles Taqueda (PV), pretende definir nos próximos dias a data de realização da assembleia geral do consórcio. Na oportunidade ele fará um balanço da situação financeira do Cisvir e de suas ações como presidente.
FPM chegou A Secretaria do Tesouro Nacional antecipou para ontem o depósito nas contas das prefeituras da terceira parcela de fevereiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O montante creditado é 6,73% maior em relação a igual período de 2016, sem se levar em conta a inflação. Se considerada a inflação, é 3,21% maior. 

Melhora Somando janeiro e fevereiro deste ano, o FPM teve um crescimento de 4,13% em relação dos dois primeiros meses do ano passado. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios, o aumento do FPM sinaliza que já há uma melhora na economia nacional. Mas alerta que o FPM de março poderá ser 36,7% menor que fevereiro.

Eleição na AMP A Associação dos Municípios do Paraná (AMP) marcou para o dia 3 de abril a eleição da sua nova diretoria. Será a partir das 9 horas, na sua sede em Curitiba. Qualquer prefeito poderá inscrever chapa, porém os municípios integrantes devem estar em dia com a mensalidade pelo menos até 30 dias antes do pleito.

Punições I O Ministério Público do Paraná (MP-PR) pediu punições mais pesadas para alguns dos réus da primeira ação criminal da Operação Publicano, que investiga caso de corrupção na Receita Estadual. No recurso de apelação, a promotoria quer a condenação de oito pessoas que foram absolvidas e revisão de sentença para outros 12 réus.

Punições II O juiz Juliano Nanúncio, da 3ª Vara Criminal de Londrina, condenou 42 pessoas em dezembro de 2016, e a promotoria entrou com o recurso nesta quinta. A Publicano foi deflagrada em março de 2015 e, desde então, foram feitas dezenas de prisões, depoimentos e acordos de delação premiada. Investigações começaram em 2014. 

Vapt Vupt

Maioria das prefeituras do Vale do Ivaí reabre as portas após carnaval somente na quinta-feira.        
Como os recursos estão escassos, prefeitos esperam economizar gastos nesses dias parados.        
Alguns prefeitos da região decidiram viajar a descanso neste feriadão, após correria dos últimos dias.        
Outros prefeitos preferiram permanecer em suas cidades para resolver problemas herdados do antecessor.