POLÍTICA

min de leitura - #

Região terá transporte gratuito no dia da eleição

DA REDAÇÃO

| Edição de 13 de novembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Eleitores da região que residem na Zona Rural ou bairros mais afastados dos colégios de votação vão contar com transporte gratuito no dia das eleições para comparecer às urnas. O serviço é disponibilizado pela Justiça Eleitoral, com apoio das prefeituras.

Em Apucarana, moradores do Pinhalzinho, São Pedro Taquara, Correia de Freitas, Vila Reis e Rio do Cerne contarão com um ônibus que transportará os eleitores até a escola municipal José de Alencar. Moradores da localidade de 70 Alqueires, Barreiro, São Domingos, Ponte Preta, Xaxim e Barra Nova serão transportados até a escola Nossa Senhora da Glória. Moradores da Fazendinha, Caixa São Pedro, Avenida Herwin Schindler e Pirapó também terão transporte para o Colégio Estadual Coronel Luiz José dos Santos. Os ônibus estarão à disposição dos eleitores a partir das 6h da manhã, até o final do período de votação, as 17h.
De acordo com a Chefe do Cartório Eleitoral de Apucarana Andrea Milanin, este transporte garantido pela Justiça Eleitoral é de extrema importância para o acesso da população ao voto. “Muitos eleitores não têm como se locomover até o seu local de votação, seja pela distância ou pela falta de transporte nestes locais, por isso, a Justiça Eleitoral garante que o eleitor cumpra seu direito de votar com esta medida. Os veículos e motoristas são requisitados junto à prefeitura da cidade e no dia da eleição, os ônibus estarão devidamente identificados com adesivo da Justiça Eleitoral, para que os eleitores tenham segurança de que o transporte é legal”, explicou.
Em Arapongas, um ônibus irá circular das 7h às 17h, transportando moradores da região da Estrada do Araguari, Assentamento Dorcelina Folador, Fazenda Santa Maria e das margens da BR 369, na região de Aricanduva, até a Praça da Igreja Matriz de Arapongas. Este itinerário será realizado ao longo de todo o período do pleito, enquanto houver eleitores, sem horários definidos para partida e chegada.
O transporte também será disponibilizado para moradores de Sabáudia, município que faz parte da Comarca de Arapongas. Serão duas rotas: uma que sairá da igreja matriz da cidade e pegará passageiros na estrada do Distrito de Bom Progresso e igreja da Vila Pirapó. A outra rota também sairá da igreja matriz de Sabáudia, passando pela estrada do Distrito de Bom Progresso e Vila Vitória. O transporte será feito das 7h as 17h.
A analista judiciária do Fórum Eleitoral de Arapongas Mariângela Melo, reforça que somente a Justiça Eleitoral está autorizada a fazer este tipo de transporte de eleitores no dia da votação. “A prefeitura nos passa os itinerários com demanda e fornece ônibus e motoristas, mas o transporte é de responsabilidade da Justiça Eleitoral, com os veículo devidamente identificados. Qualquer outra pessoa que realizar este tipo de transporte no dia estará agindo fora da Lei e poderá sofrer as penalidades previstas”, pontuou.