CIDADES

min de leitura - #

Reunião discute segurança na zona rural

Da redação

| Edição de 06 de dezembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A segurança das propriedades rurais foi tema de uma reunião na última terça-feira no Sindicato Rural Patronal de Apucarana. O encontro contou com a presença de representantes do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e também do Conselho Comunitário de Segurança Rural de Apucarana (Conseg).

Na oportunidade, o major Roberto Francisco Cardoso, sub-comandante do 10º BPM, e o capitão Vilson Laurentino da Silva, relações públicas da corporação, apresentaram às lideranças os resultados da Operação “Arrastão Rural”, lançada no começo de novembro e que prevê uma atuação permanente da PM na zona rural.
O trabalho será realizado aleatoriamente em regiões diferentes da zona rural de Apucarana. Durante os bloqueios, as equipes cadastram as pessoas abordadas, verificando onde residem, qual propriedade estão trabalhando, assim como situações de veículos furtados ou roubados que possam estar circulando pelas estradas rurais com destino a outras cidades.
Segundo o presidente do Conseg Rural de Apucarana, Luiz Carlos Balan, o trabalho realizado pela PM é fundamental para garantir a segurança dos proprietários rurais, que sofrem com casos de furtos e assaltos. 
“Essa operação tem total apoio do Conseg, que também está fazendo a sua parte, orientando os agricultores a implantarem medidas de segurança, como a instalação de sirenes e melhorias na iluminação das sedes de suas propriedades”, assinala
Apucarana conta hoje com 535 quilômetros de estradas rurais, o que torna a segurança um desafio. O presidente do Sindicato Rural Patronal, Claudomiro Rodrigues da Silva, o Mirinho Moisés, destaca a parceria. “A presença da PM nas propriedades rurais é importante, pois aumenta a sensação de segurança e afasta os criminosos”, assinala Mirinho.