CIDADES

min de leitura - #

Rio Branco do Ivaí passa a ter Mercado do Produtor

DA REDAÇÃO

| Edição de 05 de agosto de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Começou a funcionar anteontem, em Rio Branco do Ivaí, o Mercado do Produtor, que vai disponibilizar para a comunidade produtos hortifrutigranjeiros produzidos diretamente pela agricultura familiar, a preços bem acessíveis ao consumidor. O mercado vai operar sob responsabilidade de várias associações de produtores rurais de Rio Branco do Ivaí e do município vizinho de Cândido de Abreu, com apoio de ambas as prefeituras e da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná), antiga Emater, e da Klabin do Paraná.

O prefeito de Rio Branco do Ivaí, Pedro Taborda Desplanches (MDB), um dos idealizadores deste projeto, assinala que “a ideia inicial é fomentar a economia do município, com a geração de renda para os pequenos produtores rurais e, ao mesmo tempo, dar oportunidade para que a comunidade possa adquirir produtos agrícolas de qualidade e direto do campo”.
Para o prefeito de Cândido de Abreu, Renan Menck Romanichen (PTB), que esteve presente no ato inaugural, “esse projeto abre as portas para a produção da agricultura familiar, pois haverá uma espécie de partilha, onde alimentos produzidos em Rio Branco do Ivaí e Cândido de Abreu formarão um estoque para abastecer ambas as cidades e ainda oferecendo oportunidade para comercialização em outras localidades vizinhas”.
O Mercado do Produtor fica localizado na Rua Tocantins, próximo ao Colégio Estadual Rio Branco. Além dos prefeitos de ambos os municípios, também participaram do ato inaugural vereadores, representantes das associações de produtores, da Secretaria Estadual da Agricultura, do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná), escritórios regionais de Ivaiporã, e outras lideranças rurais de ambos os municípios. (EDISON COSTA)