COLUNAS

min de leitura - #

Saída para a crise

Editoria de Política

| Edição de 27 de maio de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A FNP (Frente Nacional de Prefeitos) divulgou ontem um manifesto em que diz que a crise que assola o governo Michel Temer (PMDB) pode levar os municípios ao colapso financeiro e que o País “não pode ficar sem rumo”. No documento, os prefeitos afirmam que a “gravíssima crise política e econômica” ameaça a estabilidade institucional e que é preciso uma saída “célere” e de consenso, que leve em conta “as diversas forças políticas e os três níveis de governo”. “Defendemos uma saída consensuada, respeitando-se a Constituição Cidadã e a legislação vigente, que leve em consideração as diversas forças políticas da nossa sociedade e os três níveis de governo. Ao mesmo tempo, que seja célere para evitar o agravamento dos reflexos negativos que tal situação já projeta nas cidades e que temos constatado no nosso cotidiano”, diz o texto.

Saneamento A Sanepar garantiu recursos para obras de saneamento a 27 municípios da região durante solenidade ontem, em Londrina, com a presença do governador Beto Richa (PSDB). A maioria dos prefeitos da região compareceu à cerimônia. No total, o governo liberou R$ 270 milhões em investimentos apenas na região Norte do Paraná. 

Parceria O prefeito de Sabáudia, Edson Hugo Manueira (PSD), disse que a parceria com o governo estadual é essencial para os municípios pequenos. “Sem isso, seria quase impossível fazer grandes obras como essa”, afirmou. O total de recursos para o município foi de R$ 3,7 milhões. 

Joesley e Wesley Pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisas, divulgada ontem, mostra que 75,7% dos brasileiros defendem que os irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da JBS, deveriam ser condenados à prisão pelos crimes revelados no acordo de delação premiada. Na negociação, eles receberam em troca a garantia de que não serão processados.

Pedágio Moradores de Arapongas e Rolândia realizam hoje, a partir das 13h30, uma manifestação na praça de pedágio da BR-369 para pedir isenção da tarifa para moradores dos dois municípios. O ato é organizado pelo movimento Tarifa Zero, inspirado em Mandaguari, onde a população conseguiu o benefício após a realização de vários protestos. 

Adesão A mobilização ganhou força após a Viapar fechar a Estrada do Ceboleiro, utilizada pelos moradores de Rolândia e Arapongas como alternativa ao pedágio. O movimento Tarifa Zero foi criado há dois meses e hoje conta com adesão de vários segmentos. Em Mandaguari, a Viapar concedeu desconto de 80% na tarifa aos moradores daquele município após pressão da população. 

Mais agilidade O chefe da Casa Civil Valdir Rossoni reuniu nesta semana, no Palácio Iguaçu, gestores de todas as áreas da administração estadual e pediu um esforço conjunto para agilizar e concluir as obras do Governo do Estado. “Temos mais de duas mil obras programadas para acontecer em todo o Paraná. Não podemos deixar que entraves burocráticos atrasem a conclusão delas.”

“Coração generoso” Em comentário sobre a absolvição da jornalista Cláudia Cruz, mulher do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima atribuiu a decisão ao "coração generoso" do juiz Sergio Moro, responsável pela sentença.

Corrupção "Isso decorre muito mais do coração generoso do doutor Sergio. Ela é esposa de uma pessoa sabidamente ligada à corrupção", disse Lima ontem, durante entrevista coletiva. Cruz foi inocentada das acusações de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Para o juiz, faltou materialidade à acusação, que não conseguiu demonstrar o rastro do dinheiro até a conta da jornalista.

“Mais forte” “O presidente Michel Temer vai sair mais fortalecido da crise política”, afirmou ontem o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, durante participação do 89º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em Brasília. De acordo com o ministro, o presidente adotou “medidas corajosas para dar ao Brasil segurança em aspectos fundamentais”.

Otimismo O ministro citou como exemplo a aprovação da PEC dos Gastos Públicos, que limita os gastos do governo de forma a evitar despesas maiores do que receitas, a reforma da Previdência e a modernização da legislação trabalhista. “O Brasil de amanhã será muito melhor do que o de hoje por causa dessas medidas corajosas que o presidente encaminhou”, disse.

Vapt Vupt

Ministro Dias Toffoli, do STF, pautou para a próxima terça (30) pedido de habeas corpus de Renato Duque                    
Ex-diretor de Serviços da Petrobras  requer a extensão do habeas corpus concedido ao petista José Dirceu      
Irmã e o primo do senador Aécio Neves (PSDB-MG) ficaram em silêncio durante depoimento à Polícia Federal