COLUNAS

min de leitura - #

Selo da Unesco para escolas

Editoria de Política

| Edição de 14 de setembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ao autorizar ontem a reforma e ampliação do 57º prédio da educação municipal de Apucarana, o prefeito Junior da Femac (PDT) reiterou que o município detém o melhor Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB) do Paraná. “Nesta semana, confirmando a boa performance da nossa educação, doze escolas municipais receberam o selo de qualificação do Programa de Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. A entrega foi feita durante o Encontro Nacional da Rede PEA-Unesco, em Ouro Preto, Minas Gerais”, informou Junior da Femac. Ele acrescentou que o certificado é conferido a instituições que desenvolvem projetos em consonância com os pilares da Unesco, como o da construção da paz e de um planeta sustentável.

Recursos Ao mesmo tempo, Junior da Femac fez questão de lembrar que as duas gestões que antecederam o prefeito Beto Preto (PSD) na Prefeitura de Apucarana investiam no marketing da Cidade Educação. “Naquele tempo, os pais faziam vaquinha para comprar papel higiênico para as escolas. Hoje trabalhamos com os mesmos recursos que os ex-gestores tinham à sua disposição e já estamos próximos de reformar e ampliar todas nossas escolas municipais”, comentou. 

Planejamento Ainda sobre o mesmo tema, o prefeito Junior da Femac fez um questionamento: “Se o volume de recursos era equivalente, o que era feito com o dinheiro público da educação em Apucarana?”. Segundo ele, a partir de 2013 os recursos são aplicados com planejamento e rigoroso controle, viabilizando em seis anos e meio quase R$ 50 milhões de investimentos na estrutura física de escolas e creches. 

Extraordinárias O presidente da Câmara de Apucarana, vereador Luciano Augusto Molina Ferreira (Rede), convocou sessões extraordinárias para os próximos dias segunda, terça e quarta-feira, a partir das 15 horas. Segundo ele, cinco projetos de lei foram encaminhados pelo prefeito Junior da Femac  em regime de urgência. Há também dois projetos de resolução de responsabilidade da Comissão de Justiça, Legislação e Redação do Legislativo.

Princípio de AVC O advogado Aluísio Ferreira, de Apucarana, teve um princípio de AVC (Acidente Vascular Cerebral) nesta quinta-feira. Ele diz que sofreu uma espécie de apagão por três vezes, duas dando aula e uma no supermercado, chegou a perder os sentidos e teve a fala prejudicada, além de perder os movimentos das mãos. Mas o médico que o atendeu, Renato Loyola Soares, garantiu que já está tudo bem e que ele deverá voltar à plena normalidade em dois meses.
Casas em Arapongas
 O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), através da Secretaria de Assistência Social, tem se empenhado no sentido de regularizar todos os contratos de famílias contempladas pelo Programa de Habitação de Interesse Social. Nos últimos meses, pelo menos 136 famílias dos bairros São Bento e Novo Flamingos foram atendidas. Para o prefeito, as famílias precisam ter segurança jurídica da sua casa própria.

Caixa d’água O prefeito de Faxinal, Ylson Cantagallo (MDB), o Gallo, considera de grande importância o programa de distribuição de caixas d’água anunciado pelo Governo Ratinho Junior para atender às famílias carentes. Segundo ele, muitas famílias não têm recursos para adquirir as caixas e acabam sofrendo quando da falta de água. Faxinal aderiu ao projeto junto com mais 63 municípios.

Criança Feliz O prefeito de Rio Branco do Ivaí, Gerôncio Carneiro Rosa (PTB), conseguiu incluir seu município no programa Criança Feliz, que presta atendimento integral às crianças na primeira infância (de 0 a 6 anos). O programa é uma iniciativa do governo federal, porém desenvolvido no Paraná em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho. Para o prefeito, este projeto é de suma importância para a sua comunidade.

Com Tiago Amaral Os vereadores de Cambira, Edair da Silva (DEM), o Fisico, e o líder do prefeito na Câmara, Rodrigo Rodrigues (PDT), tiveram um encontro nesta semana, em Curitiba, com o líder do Governo Ratinho Junior, deputado Tiago Amaral (PSB). Eles pediram um caminhão-pipa para o Município, recursos para recape asfáltico e interferência do deputado para que os ônibus Apucarana-Mandaguari passem mais vezes pelo centro de Cambira.

Vapt Vupt

Muitos prefeitos estão preocupados com a estiagem e as altas temperaturas dos últimos dias.
O fenômeno climático faz lotar os postos de saúde com crianças e adultos afetados por doenças típicas do calor.

 Em Cascavel, o prefeito Leonaldo Paranhos (PSC) instituiu um plano de racionamento de água nos órgãos públicos.

 Cascavel já enfrenta um rodízio de água em função da redução do volume dos três rios que abastecem a cidade.