COLUNAS

min de leitura - #

Terra Forte em Brasília

Editoria de Política

| Edição de 20 de maio de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Na próxima quarta-feira, dia 23, acontece em Brasília, durante a “marcha dos prefeitos”, a solenidade de premiação do Prêmio MuniCiência, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Apucarana está incluída entre os quinze finalistas de todo o País com o Programa Terra Forte, que estimula a fruticultura na agricultura familiar. Na parceria, o município repassa fosfato, calcário, mudas frutíferas e toda a orientação técnica na formação e produção. Depois, parte da produção é repassada pelos produtores à Autarquia Municipal de Educação (AME), para inclusão de frutas na alimentação escolar. O prefeito Beto Preto (PSD) e o responsável técnico do programa, Marco Aurélio Bertasso, embarcam para Brasília nesta terça-feira e estão bastante confiantes num resultado positivo.

Marcha O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), prefeito Frank Schiavini (MDB), está reforçando pedido para que prefeitos, vice, vereadores e outros gestores públicos dos municípios do Paraná participem da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que começa amanhã e vai até quinta-feira. Segundo ele, temas importantes serão discutidos.

Pressão “Os eventos programados para a marcha serão fundamentais para garantir que os prefeitos  mostrem ao Brasil que, apesar de sermos o ente federado onde os cidadãos vivem e onde recolhem seus impostos, os municípios não recebem os recursos dos quais precisam para oferecer os serviços que a população precisa”, avalia Frank Schiavini.

Mais obras Amanhã, acontece liberação de ordem de serviço para obras de reforma e ampliação de mais um prédio escolar em Apucarana. A unidade contemplada agora é a Escola Monsenhor Arnaldo Beltrame, no Jardim Colonial. O ato será às 18 horas, na própria escola. Na sexta-feira, Beto Preto autorizou serviços na Escola Idalice Moreira Prates, no Parque Bela Vista.

Sessão A Câmara de Apucarana realiza amanhã, às 16 horas, a sua sessão ordinária. Da pauta de votação constam dois projetos de lei do Executivo, quatro dos vereadores, uma moção de aplausos, um requerimento e uma indicação inclusa em caráter urgente. A indicação, do vereador Lucas Leugi (Rede), pede ao Executivo reforma do Complexo Esportivo Hairton Santos.

Moção A Moção de Aplausos foi apresentada na Câmara de Apucarana pelo vereador professor Edson da Costa Freitas (PPS). A homenagem é endereçada ao 2º Pelotão da 4ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária pelos dez anos de serviços prestados nas escolas e colégios de Apucarana. De acordo com ele, a PM tem feito um bom trabalho.
Em Lunardelli A governadora Cida Borghetti (PP) participa hoje, em Lunardelli, das festividades alusivas à padroeira do município Santa Rita de Cássia. Ele deverá estar no Santuário de Santa Rita de Cássia por volta das 11 horas. Município espera receber milhares de romeiros neste final de semana e também na terça-feira, dia consagrado à santa.

Convênios Nesta segunda-feira, a governadora Cida Borghetti vai receber no Palácio Iguaçu prefeitos de mais 100 municípios de todas as regiões do Paraná. Ela vai assinar convênios para repasse de recursos destinados a investimentos em diferentes setores. Encontro será às 9h30 no salão nobre. Diversos prefeitos do Vale serão contemplados. 

Críticas a Temer I Sete governadores redigiram neste final de semana, em Recife, uma carta de cinco páginas com 11 reivindicações, além de críticas ao governo Michel Temer. Assinam a carta Fernando Pimentel (PT-MG), Rui Costa (PT-BA), Camilo Santana (PT-CE), Ricardo Coutinho (PSB-PB), Paulo Câmara (PSB-PE), Wellington Dias (PT-PI) e Robinson Faria (PSD-RN). 

Críticas a Temer II Os sete governadores criticam a tentativa de privatização da Eletrobras, pedem que a Chesf seja transformada em empresa pública vinculada ao Ministério da Integração, reclamam da mudança de metodologia de avaliação de risco dos estados para a concessão de crédito e cobram a definição de uma linha de crédito de R$ 42 bilhões prometida.

Propina Michel Temer se encontrou ontem com sua filha Maristela Temer, em São Paulo.. O encontro ocorre um dia após a TV Globo divulgar a íntegra dos depoimentos à Polícia Federal de Maristela e dos fornecedores de uma obra feita na casa da psicóloga em 2014. A PF suspeita que a obra tenha sido paga com dinheiro de propina. A mulher do coronel Lima, Maria Rita Fratezi, cuidou dos pagamentos.

Vapt Vupt

A maioria dos prefeitos do Vale do Ivaí estará fora de seus municípios a partir desta segunda-feira.  
Alguns prefeitos estarão em Curitiba para assinatura de convênios com a governadora Cida Borghetti.
Outros estarão em Brasília participando da marcha convocada pela Confederação Nacional dos Municípios.
Apesar dos gastos com a viagem a Brasília, prefeitos entendem que a pressão dá resultados.