CIDADES

min de leitura - #

Torcedores se preparam para estreia brasileira

Fernanda Neme

| Edição de 17 de junho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Vinda de um desempenho decepcionante na Copa de 2014 e motivo de uma campanha negativa nas redes sociais, a Seleção Brasileira estreia hoje com desafio de motivar uma torcida que já esteve mais animada. Mas com crise ou sem crise, torcedor não abre mão de se reunir em casa ou onde for para acompanhar os jogos. 

Imagem ilustrativa da imagem Torcedores se preparam para estreia brasileira

A professora Mariana Navarro, de Apucarana, por exemplo, conta que entrou no clima  por causa do filho Caetano, 5 anos. “Quando eu era criança e o Brasil foi penta, em 2002, eu vibrei muito e ficou uma memória maravilhosa dessa época. Quero que o Caetano possa lembrar desta forma também”, explica. Mariana recorda que quando o Brasil foi pentacampeão, ela e os vizinhos, foram às ruas com bandeiras e rostos pintados. “Sei que o país não está na melhor fase, mas ainda somo brasileiros e não podemos deixar de entrar no clima”, acrescenta.
Para motivar os clientes, uma rede de restaurantes de Apucarana criou uma campanha que promete um ano de lanche grátis todos os dias para quem acertar qual será a seleção campeã, a vice-campeã e a terceira colocada da Copa do Mundo. “O brasileiro está negativo por tudo que vem acontecendo no país. Por isso, criamos esta campanha para dar uma animada no pessoal”, conta a empresária Juliana Scapini Mendes Pinheiro. 
Em Ivaiporã, um pesqueiro promete portas abertas para torcedores que quiserem assistir aos principais jogos em um telão. A expectativa dos proprietários Isolete Ghizoni Araújo e Alexandre Rocca Araújo é de casa cheia durante os jogos do Brasil. “O trauma da Copa de 2014 ficou no passado. Chegou a hora de torcer mais uma vez e desta vez vai dar certo”, prevê Isolete.
Na família do bacharel em Direito, Ana Beatriz Cunha, de Apucarana, a comemoração hoje vai ser em dose dupla. A estreia do Brasil caiu bem na comemoração do aniversário de 87 anos do patriarca José da Cunha Neto, avô de Ana, que vai acontecer no Distrito de São Luiz, em Londrina. “Meu avô é apaixonado por futebol e não podíamos deixar de comemorar a data”, conta.  A festa seu Juca, claro, será toda decorada com as cores da bandeira do Brasil. 
Nem todo mundo, entretanto, tem a sorte de acompanhar os jogos com a família. Na primeira fase, a Seleção Canarinho vai jogar em dois dias que caem no horário de expediente. Caso seja classificado para outras fases, serão mais dois ou três dias úteis. Isso sem falar em quem trabalha em setores que não param. Pensando nisso, numa rede de farmácia 24 horas de Ivaiporã, providenciou duas TVs de led para clientes e funcionários. “Aqui não fecha, embora a gente esteja trabalhando nesses horários de jogos não tem como ficar sem dar uma espiadinha e acompanhar as notícias”, relata o diretor administrativo Alexandre Carvalho.