COLUNAS

min de leitura - #

Transmissão de cargo

Editoria de Política

| Edição de 21 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em conversa mantida ontem na Capital do Estado, o prefeito licenciado de Apucarana Beto Preto (PSD) e o prefeito em exercício Junior da Femac (PDT) trataram de mais alguns detalhes sobre a transmissão oficial do cargo. Os trâmites estão sendo finalizados entre as assessorias do gabinete do prefeito e a mesa diretiva da Câmara Municipal, e o ato deve acontecer na noite desta sexta-feira, no plenário do Legislativo. Já a posse do médico Beto Preto no cargo de secretário de Estado da Saúde está prevista para o início da próxima semana, em data, local e horário a serem definidos nas próximas horas. Ele já obteve a autorização de sua cessão da Previdência Social ao Governo do Paraná e, agora deixando o mandato de prefeito, pode enfim ser nomeado como secretário de Saúde. 

Extraordinárias O presidente da Câmara de Apucarana, vereador Luciano Molina (Rede), convocou sessões extraordinárias para segunda, terça e quarta-feira da semana que vem, às 15 horas, para votação de projetos de lei do Executivo e do Legislativo. Projetos tratam da revisão salarial de 4,1% para servidores da Prefeitura e da Câmara.

Quadrimestre Antes da sessão extraordinária da próxima segunda-feira, a Câmara de Apucarana vai promover audiência pública de prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2018 tanto do Executivo como do Legislativo. A audiência está marcada para as 14 horas, esperando-se a participação de todos os vereadores e representantes de segmentos organizados.

Lokomotiva I O vereador Lucas Leugi (Rede) recebeu ontem, em seu gabinete, os atletas Flávio Bernardes e Vanderlei Rocha, presidente e diretor do Lokomotiva Futsal. Eles apresentaram a associação ao vereador e anunciaram a participação do time, no mês de abril, no Campeonato Paranaense da Série Bronze de 2019, categoria livre. O time está montado para a disputa do estadual.

Lokomotiva II “Recebi os meus amigos mais uma vez em nossa Casa de Leis. Já conheço o projeto Lokomotiva, já colaborei e vou colaborar de novo. Vamos torcer para que tragam o título paranaense – categoria Bronze - para a nossa cidade. Precisamos do empenho de todos de Apucarana para ajudar esses atletas”, disse Lucas Leugi.

Saúde Jandaia do Sul realiza hoje a Pré-Conferência Municipal de Saúde, às 19 horas, no Centro de Convivência da Terceira Idade, numa promoção da Prefeitura e Departamento de Saúde. O tema será “Democracia e Saúde. A diretora do departamento, Elza Maria Ferraz, e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Juliana Maria dos Reis Souza, convidam a todos a participar.
Luto em J. Alegre A comunidade de Jardim Alegre está de luto pela morte do ex-vereador Carlos Rossi Doretto, 52 anos, ocorrida ontem. Doretto Car, como era mais conhecido, estava internado no hospital Honpar, antigo João de Freitas, em Arapongas, onde passou por uma cirurgia do coração, mas não resistiu. Seu corpo está sendo velado na Capela Mortuária e será sepultado hoje.

Brasil-Itália O deputado federal Rubens Bueno (PPS) foi reeleito ontem presidente do Grupo Parlamentar Brasil–Itália que tem a missão de estreitar os laços entre os dois países e atuar em questões de interesse mútuo. Os parlamentares se reunirão após o Carnaval para detalhar o Plano de Ação que norteará as reuniões, debates e deliberações do grupo ao longo do ano.

Café e açúcar A Câmara Municipal de Curitiba faz hoje pregão eletrônico para a compra de café, açúcar refinado e chá mate para uso de vereadores, servidores e visitantes do Legislativo. Licitação do tipo menor preço é exclusiva para empresas micro ou de pequeno porte. O valor máximo é de R$ 66.810,00 para o período de 12 meses do fornecimento dos produtos.

Crime de racismo O ministro Celso de Mello, do STF, votou ontem para enquadrar a homofobia e a transfobia (intolerância contra transexuais) como crime de racismo até que o Congresso aprove uma legislação específica para o tema. Na prática, ele recomendou aos colegas de tribunal a criminalização do preconceito e da discriminação contra a comunidade LGBTI.

Ações Ontem foi o terceiro dia de julgamento no STF das duas ações apresentadas pelo PPS e pela Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT) que pedem a criminalização de todas as formas de ofensas, individuais e coletivas, homicídios, agressões e discriminações motivadas pela identidade de gênero.

Vapt Vupt

Municípios do Vale do Ivaí já começam a receber recursos do Governo Ratinho Junior de projetos aprovados.
A expectativa de prefeitos é a de que, depois dos dois primeiros meses, o governo do Estado abra mais o caixa.          
A partir do mês de abril, os prefeitos deverão focar seus projetos junto ao governo federal.
Até abril, esperam os gestores públicos que o governo de Bolsonaro já tenha as contas melhor controladas.