COLUNAS

min de leitura - #

Última sessão

Editoria de Política

| Edição de 23 de fevereiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com a presença de 10 vereadores, a Câmara de Apucarana realizou ontem à tarde a última sessão extraordinária de fevereiro. Presidida pelo vereador Mauro Bertoli (DEM), foram aprovados seis projetos em terceira discussão. “Tivemos uma semana produtiva com a realização de quatro sessões, sendo três extraordinárias e uma ordinária. Somente nesta semana foram apreciados e votados 27 projetos”, declara Bertoli. Entre os projetos votados em extraordinária, foi aprovado o que concede reposição salarial de 6% aos servidores municipais. A votação foi acompanhada pelo presidente do Sindicato dos Servidores, André Joaquina. Para Bertoli, o prefeito Beto Preto (PSD) trabalhou dentro de uma média que ele vai conseguir pagar. “Temos uma gestão firme, competente, sem problemas, transparente, pé no chão. Muitas cidades não vão conseguir nem alcançar esse índice”, disse.

Na quinta Em virtude do feriadão de carnaval, a Câmara de Apucarana transferiu a sessão ordinária da próxima segunda-feira para quinta-feira (dia 2), às 20 horas. A transferência foi decidida de comum acordo entre o presidente da Casa, Mauro Bertoli, e demais vereadores, que aprovaram requerimento verbal apresentado por Bertoli. Na segunda-feira é ponto facultativo.

Pendentes Contas dos ex-prefeitos de Apucarana, Valter Pegorer (PMDB) e João Carlos de Oliveira (PTB), seguem pendentes e com sucessivos recursos de defesa – sem efeito - no Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Pegorer, que exerceu três mandatos de prefeito, têm irregularidades que já remontam mais de dez anos. 

Aprovadas Já o prefeito reeleito Beto Preto (PSD) comemora a aprovação de suas contas de 2013 e 2014. A mais recente chegou sem ressalvas, para análise da Câmara. “Tenho a consciência tranquila por ter cumprido as leis e minhas obrigações como agente público, recebendo um atestado de idoneidade do TCE”, diz Beto Preto.

Questão do Raiz O presidente do PSOL de Apucarana, Alex Júlio Barbosa, enviou nota à coluna, ontem, explicando que o partido RAIZ, em fase de estruturação em Apucarana, porém ainda aguardando registro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tem ideologia e aproximação com partidos de esquerda, em especial com o PSOL.

Filiações  A estruturação do RAIZ em Apucarana foi anunciada pelo presidente local do PHS, Luiz Villas Boas. Segundo Alex Barbosa, a deputada federal Luiza Erundina, uma das organizadoras do RAIZ, por enquanto está fazendo filiações democráticas no PSOL Assim, enquanto o RAIZ não estiver legalizado, esses membros do PSOL poderão disputar as eleições de 2018.
Sem poder O presidente do PSOL em Apucarana, Alex Barbosa, explica no entanto que seu partido não exerce nenhum poder sobre a organização do RAIZ. “Mas estamos abertos ao diálogo, tendo em vista que o RAIZ também pertence à esquerda”, explica Alex Júlio, que foi candidato a prefeito de Apucarana nas eleições de 2016. 

Passe Livre I O prefeito de Califórnia, Paulinho Moisés (PP), reafirmou ontem que pretende custear passe livre para estudantes universitários somente para aqueles que tenham renda familiar de até três salários mínimos e não para aqueles que ganham acima disso e até R$ 10 mil por mês. “Vamos ajudar quem precisa”, diz.

Passe livre II Segundo o prefeito Paulinho Moisés, não é justo que a Prefeitura de Califórnia banque despesa de transporte para universitários que são bem de vida em relação aos demais. Ele assinala também que a economia que o Município fará nesta medida será destinada à compra de cesta básica para famílias necessitadas.

Por alunos O prefeito de São João do Ivaí, Fábio Hidek (PSC), tenta reverter junto ao Estado o fechamento de uma turma de alunos do período matutino do Colégio Estadual Arthur de Azevedo. O Estado considera excessivo ter 52 alunos numa sala e pede transferência para outro colégio. Pais não aceitam e estão revoltados.

Visita do bispo O prefeito de Mauá da Serra, Hermes Wicthoff (PTB), recebeu nesta semana a visita do bispo da Diocese de Apucarana, Dom Celso Antônio Marchiori, que estava acompanhado do pároco local padre Aparecido Porto de Jesus e equipe. Foi uma visita de cortesia de Dom Celso, que estava em missão diocesana em Mauá.

Vapt Vupt

Neste início de ano, prefeitos do Vale do Ivaí tiveram que investir na frota do transporte escolar.        
A reclamação de prefeitos é que o antecessor, que era adversário, deixou a frota veicular em sucata.      
Em Ariranha, o prefeito Augusto Cicatto (PT) diz que gastou R$ 90 mil em pneus novos para ônibus.          
Câmara de Borrazópolis promoveu palestra popular com Bombeiros sobre primeiros socorros.