COLUNAS

min de leitura - #

Um documento eleitoral

Editoria de Política

| Edição de 12 de outubro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Carteira Nacional de Habilitaçao (CNH) pode ser utilizada como documento de identificação em todo território nacional, mesmo se estiver fora da validade, para realizar procedimentos eleitorais como os de revisão, transferência e segunda via do título de eleitor. Isso só foi possível por causa de uma determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que entendeu que a validade do documento só se refere ao prazo de vigência do exame de aptidão física ou mental. Ou seja, é proibido dirigir com a CNH vencida há mais de 30 dias, mas o documento e a foto continuam sendo válidos para comprovar os dados do motorista, assim como o RG. O alistamento eleitoral, por sua vez, não pode ser feito com a apresentação do modelo atual de CNH, pois não contém informações sobre a nacionalidade do titular. 

Sem expediente Amanhã não haverá expediente na Câmara de Apucarana. Por conta do feriado desta quinta-feira e das obras de reforma do prédio, o presidente da Casa, Mauro Bertoli (DEM), decidiu decretar ponto facultativo nesta sexta-feira. Com isso, a empresa que trabalha nas obras poderá apressar os serviços sem incomodar servidores e vereadores.

Cidadania A Câmara de Vereadores de Apucarana marcou para o dia 20 deste mês a entrega do título de Cidadão Honorário do Município ao major Emerson Saqueta Barbosa, ex-comandante do Corpo de Bombeiros de Apucarana. Sessão solene será realizada às 19h30 na Associação dos Militares (Amevi).

Com Traiano O prefeito de Kaloré, Washington Luiz da Silva (PSDB), foi recebido em audiência nesta semana, em Curitiba, pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Ademar Traiano (PSDB). Na oportunidade, foram discutidos vários assuntos e projetos de interesse do município.

Trabalho Ademar Traiano destacou a importância de os prefeitos estarem em sintonia e em contato permanente com o governo e a Assembleia Legislativa. Segundo ele, o que existe no âmbito do Paraná é um trabalho de equipe, onde todos se unem para a busca de melhoria da qualidade de vida dos paranaenses. 

Pedágio O vereador Milton de Martini Lopes Villar (PV) está insistindo junto à Viapar que moradores de Jandaia do Sul também tenham desconto de 80% na tarifa de pedágio cobrada na praça de Mandaguari. Segundo ele, se os de Mandaguari podem ter este benefício, os moradores de Jandaia do Sul também podem.
Plantão em Jandaia O Cartório Eleitoral de Jandaia do Sul está reforçando comunicado aos eleitores da Comarca que hoje, feriado da padroeira, fará plantão das 9 às 18 horas para realização de recadastramento biométrico de títulos eleitorais. Quem ainda não fez a biometria deve procurar o cartório com urgência.

Obrigados Segundo o Cartório de Jandaia do Sul devem fazer a biometria na Comarca os eleitores de Jandaia do Sul, Bom Sucesso, Kaloré, Marumbi e São Pedro do Ivaí. O prazo está chegando ao fim, pois vence no dia 27 deste mês. Quem deixar para a última hora pode enfrentar longas filas e ter aborrecimentos.

Feriadão A Assembleia Legislativa do Paraná antecipou o feriadão da padroeira do Brasil ainda ontem. As sessões que estavam previstas para esta quarta-feira foram realizadas na terça, uma pela manhã, às 10 horas, e outra no período da tarde, às 13h30. Com isso, deputados ganharam folga já a partir de ontem.

Artéria obstruída I O presidente Michel Temer (PMDB) está com obstrução parcial de uma artéria coronária, mas ainda não há previsão de que seja submetido a cateterismo para sua desobstrução. O problema foi detectado em exame de imagem, segundo médicos que o atendem. Temer deverá passar por tratamento medicamentoso e dieta. 

Artéria obstruída II Michel Temer tem 77 anos e é o mais velho presidente da história brasileira. Na noite de terça-feira, a TV Globo informou que o presidente seria submetido a cateterismo após a votação de pedido de abertura de processo na Câmara de Deputados. A assessoria do presidente negou que ele vá passar por tal procedimento.

Vapt Vupt

Alguns prefeitos do Vale do Ivaí pretendem ir a Brasília na próxima semana para agilizar projetos já encaminhados.       
O final de ano está se aproximando e os municípios precisam assegurar verbas parlamentares para 2018.         
Em função do feriado desta quinta-feira, o Congresso Nacional esteve quase vazio ontem de parlamentares.           
A maioria dos deputados e senadores viajou para seus estados para curtir o feriadão do final de semana.