COLUNAS

min de leitura - #

Verba para Apucarana

Editoria de Política

| Edição de 03 de julho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PDT), recebeu ontem a informação acerca da liberação de R$ 500 mil, do Ministério da Agricultura. Os recursos foram intermediados pelo deputado federal Felipe Barros, um dos líderes do PSL no Congresso Nacional. Tratam-se de recursos para investimentos em programa do Ministério da Agricultura, que irão viabilizar a compra de um rolo compactador e de uma retroescavadeira. “As máquinas serão utilizadas principalmente na manutenção de estradas vicinais, visando permitir boas condições de produção e escoamento de safras”, explica Junior da Femac. Conforme assinala o prefeito, a conquista da verba é fruto do bom relacionamento mantido por ele e pelo secretário de Saúde Beto Preto, com o deputado federal londrinense, Felipe Barros. 

VBP maior “Nosso Valor Bruto de Produção (VBP) acaba de ter um crescimento de 11%, um dos maiores do Paraná, e isso mostra que estamos no rumo certo, estimulando a fruticultura, avicultura, cafeicultura, pecuária e lavouras brancas”, avalia o prefeito Junior Junior da Femac sobre o potencial de Apucarana no agronegócio. Município teve o maior desempenho do VBP na região do Vale do Ivaí. 

Cerejeiras O Município de Apucarana irá doar para o Jardim Botânico de Londrina cem mudas de cerejeiras japonesas. A solicitação foi encaminhada ontem ao prefeito Junior da Femac que, prontamente, atendeu à solicitação de diretores do órgão. “Londrina, nossa cidade-irmã, a exemplo de Apucarana, tem presença forte dos imigrantes japoneses e para nós é uma satisfação fazer essa doação”, comentou. 

Pneus no IBC A partir da próxima segunda-feira, dia 8 de julho, a Prefeitura de Apucarana já estará apta a receber pneus inservíveis, da cidade e de todo o Vale do Ivaí, no barracão do antigo IBC, na Vila Nova. O objetivo – conforme frisa o prefeito Junior da Femac - é dar destinação adequada aos pneus e evitar a proliferação de focos do Aedes Aegypti, mosquito causador da dengue. 

Placa do Vianinha I O secretário da Cultura, Lazer e Eventos de Arapongas, Geison Cortez, disse nesta terça-feira que a pedra mostrada em reportagem da Tribuna sobre a retirada de uma placa no Teatro Vianinha é, na verdade, o suporte onde estava a placa da Praça Cacilda Becker. “Esta placa foi furtada e esse furto deu origem ao Registro de Ocorrência 3665, em 2 de dezembro de 2016, junto à Guarda Municipal”, frisa Geison Cortez.

Placa do Vianinha II Quanto à placa de identificação do Auditório Oduvaldo Vianna Filho, reclamada pelo ex-prefeito Waldyr Pugliesi (MDB), Cortez informa que ela foi retirada para limpeza e que deverá ser reinstalada na próxima semana. “Ela estava toda escura e nem é para menos, pois já tem mais de 40 anos. Tanto ela quanto a placa da Praça Cacilda Becker serão reinstaladas como detalhes finais no processo de revitalização do Vianinha e daquela área”, finaliza o secretário.

Conciliação Ontem à tarde houve audiência de conciliação no Juizado Criminal de Apucarana para análise de uma queixa-crime apresentada pelas diretoras do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Apucarana (Sindispa), Tarcília de Brito Silva (vice-presidente) e Meire Tereza de Brito (secretária), contra os ex-diretores Elisabete Costa Sousa, Áurea Pereira Andrade Costa, Cláudia Mara de Oliveira Simplício, Edinete Garcia Ferreira e Aparecido Dias.

Assembleia As autoras da queixa-crime alegam ter sido injuriadas pelos ex-diretores numa assembleia extraordinária do sindicato que estava marcada para o dia 9 de novembro do ano passado para eleição de alguns cargos vagos. No entanto, a assembleia foi cancelada de última hora e houve tumulto, inclusive com o fechamento das portas do sindicato. Os ex-diretores alvo da queixa-crime negam as acusações e acusam os impetrantes da ação de denunciação caluniosa.

Caso Beto Richa O juiz da 23ª Vara Federal de Curitiba, Paulo Sergio Ribeiro, acatou ontem denúncia do Ministério Público Federal contra o ex-governador Beto Richa; seu irmão, o ex-secretário de Estado da Infraestrutura, José Pepe Richa, e outras cinco pessoas, no âmbito da operação Piloto, que investiga suspeitas de pagamento de propina em troca do favorecimento de empreiteiras em uma licitação para a duplicação da PR-323 (região Norte). 

Vapt Vupt

Prefeitos do Vale do Ivaí estão quase toda semana em visita às secretarias e órgãos do Estado.                  
Projetos encaminhados ao governo do Estado pelos municípios focam setores da saúde e infraestrutura urbana.
A Câmara de Vereadores de Apucarana mal entrou no recesso e já vai realizar sessões extraordinárias.
O presidente da Câmara de Apucarana, Luciano Molina (Rede), espera presença de todos os vereadores na sessão.