CIDADES

min de leitura - #

Vigias garantem segurança na linha férrea

ALINE ANDRADE JANDAIA DO SUL

| Edição de 09 de novembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A passagem da linha férrea de Jandaia do Sul, no final da Avenida Tancredo Neves, que havia se tornado famosa pela quantidade de acidentes no local, está sem registros de colisões há 4 meses. Isso acontece graças a uma mobilização da administração municipal junto a empresa Rumo, concessionária que administra a ferrovia, para sinalização e impedimento da via nos horários de passagens de trem. 

De acordo com o prefeito de Jandaia do Sul Benedito José Púpio, o Ditão, várias reuniões foram realizadas com representantes da empresa, buscando uma solução para o local. “Não podíamos mais conviver com os acidentes acontecendo ali, por isso, cobramos uma solução e fomos atendidos, com a disposição de vigias 24 horas para interditar as vias em horários de passagem do trem”, explicou o prefeito. 
Ainda de acordo com Ditão, a medida é provisória e, em breve, um semáforo deverá ser colocado no local. “Esse semáforo funcionará com câmeras para multar quem tentar ultrapassar o sinal vermelho, que será acionado quando o trem for passar. Acredito que com o semáforo, vai melhorar bastante”, afirmou. 
O prefeito lembrou ainda que as obras de duplicação do trecho da rodovia BR-376, as margens da ferrovia, devem acabar de vez com o problema dos acidentes. 
“Agora que o Ministério Público está pressionando o DER para que a duplicação saia do papel, acredito que o problema poderá ser resolvido de uma vez por todas, com a construção de um viaduto que vai tirar o trânsito de veículos da passagem de nível”, disse ele, se referindo a uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF) ao Departamento de Estradas de Rodagem no Paraná (DER/PR), para que todos os processos administrativos de desapropriação necessários para as obras iniciem, sejam realizados. 
Mesmo com a segurança feita no local, alguns motoristas imprudentes colocam a vida em risco. De acordo com um dos funcionários da concessionária que faz o trabalho de sinalização no local, mesmo com a presença dos vigias, alguns motoristas ainda não respeitam e ultrapassam a linha mesmo com a chegada do trem. Ele explica que, dependendo da posição do trem, do lado em que ele vier, se bater no veículo que tenta a ultrapassagem, o carro pode ir para cima do vigia. “É um risco tanto para o motorista, quanto para o funcionário que faz a sinalização”, diz o vigia que prefere não se identificar. 

ACIDENTES
De janeiro a julho deste ano, 8 acidentes foram registrados no local. O último acidente no local foi registrado pelos bombeiros civis de Jandaia no dia 25 de julho. Desde então, a Rumo colocou vigias 24 horas na passagem de nível, para garantir a segurança. 
O local, no acesso à BR-376 saída para Mandaguari, é entrada e saída da cidade para diversos municípios da região e ponto importante de passagem de caminhões que fazem escoamento da produção de cana de açúcar, já que a cidade possui uma usina de beneficiamento. Além disso, o trecho é passagem obrigatória para alunos da Fafijan e do campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que funcionam no mesmo prédio próximo à passagem de nível.  

Discussão de alternativas
A empresa Rumo afirma em nota que a concessionária, em conjunto com os órgãos responsáveis pelo trânsito, está discutindo novas alternativas para reforçar a segurança no cruzamento. 
“A Rumo disponibilizou de forma temporária vigias para alertar motoristas sobre os cuidados com trem na passagem em nível de Jandaia do Sul. No momento, a concessionária em conjunto com os órgãos responsáveis pelo trânsito está discutindo novas alternativas para reforçar a segurança no cruzamento. Vale ressaltar que conforme as leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a linha férrea é sempre preferencial”, diz a nota.
A empresa destaca que atravessar uma passagem em nível sem antes parar é infração gravíssima. “Com o objetivo de promover a convivência segura junto à comunidade, a Rumo realiza uma série de campanhas informativas sobre o tema. Além da atuação em trechos próximos a linha férrea, a Companhia trabalha os conteúdos nas redes sociais para ampliar o alcance das ações. Vídeos educativos foram publicados recentemente para reforçar os cuidados com a ferrovia”, finaliza a nota.